Na recente apresentação do smartphone Nokia X no Mobile World Congress, a empresa finlandesa Nokia esclareceu todas as dúvidas relacionadas à sua aventura com o sistema operacional Android. A princípio acreditava-se que o Nokia X seria um terminal totalmente integrado ao Android, mas finalmente pudemos ver que ainda estamos diante de um celular com o surgimento do Windows Phone que incorpora uma opção que permite a instalação de alguns aplicativos do sistema operacional Google.
E esse detalhe não gostou de muitos usuários. Depois de todos os rumores que temos recebido nas últimas semanas, muitos esperavam encontrar um smartphone Nokia rodando inteiramente com o sistema operacional Android. Mas mesmo olhando para o resultado final do Nokia X, há uma maneira de fazer esse terminal parecer Android sem a necessidade de nenhuma modificação complexa no celular. Tudo que precisamos é um " Launcher“, Ou seja, um aplicativo que personaliza a aparência da interface do telefone com um ou outro design dependendo da aparência que queremos do nosso terminal. Na verdade, o site norte-americano PhoneArena já mostrou em um vídeo a aparência de um Nokia X com a interface do Android.
Aplicativos semelhantes ao Launcher, ou também chamados de aplicativos com camadas visuais para personalizar o Android, estão disponíveis em muitas variantes para download gratuito na Google Play Store. Como pode ser visto no vídeo, a aparência que esses aplicativos dão ao celular é completamente idêntica à de um telefone Android. Só temos que esperar para saber se esses aplicativos serão finalmente compatíveis com o novo smartphone Nokia.
Para quem ainda não foi à meta, o Nokia X é um terminal que incorpora uma tela de quatro polegadas com resolução de 800 x 480 pixels. Dentro móvel temos um processador Qualcomm Snapdragon 8225 de dupla - núcleo atingindo uma velocidade de clock de 1 GHz acompanhado por uma memória RAM de 512 megabytes. A capacidade de armazenamento interno é de 4 GigaBytes, embora seja expansível até 32 GigaBytes por meio de um cartão de memória microSD externo. A bateria neste terminal tem capacidade de1.500 miliamperes. No aspecto multimídia apenas temos uma única câmera principal com resolução de três megapixels.
O que é realmente interessante neste telefone é o seu preço, visto que estamos perante um terminal que já pode ser adquirido em alguns países por apenas 89 euros. Esperamos que este celular seja um pequeno contato com o Android da Nokia para lançar ao longo do ano terminais mais bem equipados e compatíveis com os aplicativos do sistema operacional do Google.