As vendas de celulares continuam aumentando em todo o mundo. Neste último trimestre do ano, foram vendidos 400,5 milhões de terminais, segundo a consultoria de mercado Gartner. Mas se há alguns números que continuam a aumentar, são os que refletem as vendas de telemóveis de dois fabricantes: Nokia e Samsung, as duas empresas que lideram o mercado hoje.
Claro, de acordo com a consultoria, o crescimento em relação ao ano passado, na mesma época, foi de apenas 5,6 por cento. E isso porque as empresas têm aproveitado os últimos meses do ano para apresentar suas novidades e focar totalmente na próxima campanha de Natal.
Além disso, o Gartner é claro, Nokia e Samsung compartilham pouco mais de 40 por cento do mercado, enquanto outras empresas como LG, HTC ou Apple estão na outra parte do gráfico. Além disso, neste terceiro trimestre a Nokia conseguiu vender pouco mais de 105 milhões de unidades, enquanto a Samsung consegue se posicionar na segunda posição com 78,6 milhões de unidades. Na quarta posição está a Apple com números de 17,2 milhões de unidades.
Adicionalmente, é de referir que se prevê que estes valores continuem a aumentar ao longo dos restantes dois meses até ao final de 2011. E é que celulares interessantes como o Samsung Galaxy Note - aquele híbrido entre celular avançado e tablet de toque -, ou a nova era da Nokia com seu primeiro terminal com Windows Phone como o Nokia Lumia 800, devem aparecer em cena nas próximas semanas.
Por outro lado, em termos de sistemas operacionais, o Android lidera, seguido pelo Symbian, ícones da Nokia. E é preciso levar em consideração que a plataforma Google mobile está implantada em muitos dos terminais de diversos fabricantes como Samsung ou LG.
