Neste verão, a finlandesa Nokia pretende desferir um duro golpe na mesa dos smartphones com super câmeras. A sul-coreana Samsung tem feito a sua aposta com o Samsung Galaxy S4 Zoom e, durante meses foi rumores "" e não um pouco, implorando "" a chegada do Windows Phone 8 com o Nokia PureView sensor de 808. Essa equipe misteriosa foi chamada de Nokia EOS, e por alguns dias foi assegurada na indústria mentiras que o telefone seria colocado em circulação como Nokia Lumia 1020. Seria, em termos gerais,um Nokia Lumia 920 com a poderosa câmera de 41 megapixels que conhecemos no telefone que encerrou a era Symbian 3 / Nokia Belle, que daqui podemos garantir que é o mais surpreendente que já se viu em unidades fotográficas instaladas em celulares.
O enigmático Nokia Lumia 1020 retorna à vanguarda dos dias de hoje graças a evleaks, que por meio de sua conta no Twitter revelam como o dispositivo seria em sua vista frontal. Aliás, e dando crédito ao vazamento, o design do Nokia Lumia 1020 resgataria o que foi visto no Nokia Lumia 920, ou seja, um corpo único em policarbonato com uma grande tela embutida na parte frontal do equipamento. Outras capturas da área traseira do possível Nokia Lumia 1020 já foram vistas,e coincide com o que se conhece nesse terminal, embora incorpore uma saliência de patente que abriga o robusto sensor que permite capturas de fotos em alta resolução e poderoso zoom digital, incorporando também um flash Xenon, mais brilhante que os habituais LEDs ou LED duplo.
Os rumores sugerem que seria justamente neste mês quando a firma finlandesa apresentaria o Nokia Lumia 1020, mas até o momento não há uma confirmação clara a esse respeito. As indicações oficiais, porém, nos convidam a pensar a respeito, visto que a ligação que a fabricante fez para o dia 11 de julho refere-se a 41 milhões de motivos para não perdê-la, tantos quantos pixels podem captar o sensor PureView. Será em Nova York, onde a Nokia revelará o hipotético Nokia Lumia 1020, fazendo suas duas grandes apostas para o mercado de telefonia no momento "" a já citada tecnologia para câmeras móveis e o sistema Windows Phone "" convergem em um dos smartphones mais atraentes da segunda metade do ano.
No momento, o resto das características que o Nokia Lumia 1020 ostentaria permanecem em questão. Foi levantado que a Nokia iria propor nos próximos meses o lançamento de smartphones Lumia com processadores quad-core, para que a ocasião ditada por este terminal pudesse ser perfeita para marcar um novo passo na escala evolutiva em que se encontra atualmente a grande aposta do finlandês para disputar a categoria high-end. Sem dúvida, um estímulo para a chegada do Samsung Galaxy Note 3 e do iPhone 5S ou iPhone 6. A batalha está "" ou será "" servida.