Primeiro foi o Motorola Moto G (2014), e desta vez foi a vez do Motorola Moto G (2013). Uma série de fotos que vazaram online nos colocou na trilha do que parece ser um Motorola Moto G de primeira geração rodando sob o Android 5.1 Lollipop, a mais recente de todas as versões do sistema operacional Android. Esta versão está disponível apenas em países asiáticos, embora tudo indique que sua distribuição na Europa não demorará muito.
Essas imagens filtradas vêm da rede social Google+ (especificamente, um perfil de um usuário que atende pelo nome de Damian Junior ), e são acompanhadas por uma introdução na qual é assegurado que o que estamos vendo é um Motorola Moto G (2013) Modelo XT1033 (ou seja , versão Dual-SIM) em execução na versão Android 5.1 (ou Android 5.1.0) do sistema operacional Android. Esta descrição garante que a atualização do Android 5.1 Lollipop venha totalmente livre de problemas ou erros, embora não mencione nenhuma novidade em termos de interface (rumores falam de melhorias na central de notificações e melhorias no aplicativo Clock).
É difícil determinar se essas imagens são reais, principalmente considerando que o autor afirma não poder distribuir a imagem da atualização do Android 5.1 Lollipop para o Motorola Moto G (2013) porque “ não quer ter complicações ” (afirma que a atualização é identificada e se foi distribuída seria muito fácil saber que ele foi o responsável). Partindo do pressuposto de que as fotos são reais, esse vazamento significaria que a Motorola teria as atualizações do Android 5.1 para o Moto G (2013) e Moto G (2014) prontas neste momento, de forma que sua distribuição poderia estar praticamente próxima..
Mas, que novidades específicas trará a atualização do Android 5.1 Lollipop ? Trata-se de uma atualização que, na ausência da empresa americana Google para se pronunciar sobre o assunto, parece estar focada em corrigir alguns dos muitos problemas que surgiram com a primeira versão do Lollipop. A notícia que se sabe sobre esta atualização pertence aos usuários que já possuem esta versão em seus celulares (usuários de países asiáticos com celulares da plataforma Android One), e são esses mesmos usuários que nos permitiram saber que o Android 5.1 Lollipop permitirá -por exemplo-modifique as configurações de WiFi e Bluetooth na barra de notificação.
De qualquer forma, desde o início, há rumores de que a atualização do Android 5.1 começará a chegar aos usuários a partir do mês de março. Os primeiros a receber esta versão serão os proprietários dos dispositivos da gama Nexus e, a seguir, caberá a cada fabricante adaptar os prazos de distribuição desta versão às suas necessidades.
