Delícias comercializar estes dias com o Sony Xperia Z. Os japoneses conseguiram sair na frente de todos com uma equipe equilibrada, bonita e muito solvente. Mas o ano é muito longo, e a competição vai se acirrar durante 2013 com mais intensidade do que nas temporadas anteriores. Nesse sentido, o que a sul-coreana Samsung esconde na manga promete ser uma referência. Muito se tem falado até agora sobre o possível Samsung Galaxy S4, e entre todas as especulações, aquela que toca no processador é especialmente espinhosa.
O motivo está na apresentação, durante o último Mobile World Congress 2013, do novo chip Exynos 5 Octa. Trata-se de um chip de oito núcleos, distribuído ao ritmo de duas unidades de quatro núcleos cada, de arquitectura diferente, com vista a funcionar de acordo com a potência necessária e de acordo com critérios de eficiência energética. O fato é que até o momento não se sabe se o Samsung Galaxy S4 vai estrear essa tecnologia em um computador. No entanto, um teste de desempenho recente com protótipos do próximo carro-chefe parece ter ressaltado essa possibilidade.
Por meio do SamMobile ficamos sabendo que uma mídia japonesa teria acessado os resultados registrados no Antutu Benchmarks, mostrando que duas das versões do Samsung Galaxy S4 "" a internacional, numerada como GT-I9500, e a asiática, codificada como SHV -E300S "" carregará este processador. Mas ainda há mais. Além disso, o Exynos 5 Octa operaria com uma freqüência máxima de clock de 1,8 GHz. Esses dados, que no momento não contam com o apoio do fabricante, colocariam o futuro Samsung Galaxy S4como o equipamento mais potente do mercado, aproveitando muito do resto das empresas, pelo menos, até que a Qualcomm comece a instalar a sua proposta analógica noutros equipamentos.
Além disso, os mencionados testes de desempenho teriam revelado outra informação de muito interesse para quem já está pensando em cravar os dentes no Samsung Galaxy S4: o sistema operacional que encontraremos desde o primeiro dia neste aparelho. De acordo com as indicações fornecidas pela Antutu Benchmarks, o que veríamos no próximo topo de linha da Samsung seria o Android 4.2 Jelly Bean. Desta forma, seria oficialmente confirmado que o Samsung Galaxy S4 sairia com uma plataforma que até agora só está presente nas equipes cadastradas dentro da série Nexus e, de fato, apenas nos últimos aparelhos apresentados pelo Google.
No entanto, é mais do que provável que o Samsung Galaxy S4 não esteja sozinho, como um terminal fora da família Nexus de telefones celulares, no território do Android 4.2. E, como já pudemos descrever em uma informação anterior, o Sony Xperia Z com o qual iniciamos este artigo já estaria de guarda com a segunda edição do Jelly Bean. Na verdade, em março, poucos dias após seu lançamento, ele começaria a atualizar para o Android 4.2, de forma que durante os dias de lançamento do Samsung Galaxy S4, o Sony Xperia Z já estaria pronto para sair da caixa. correndo com o mais recente deGoogle. Como dizemos, este será um ano muito interessante em termos de telefonia inteligente.
