Vídeo interessante que conhecemos através da popular revista Stuff. Acontece que o iPhone 4S já chegou às mãos de alguns usuários no Reino Unido, e como não poderia ser, eles queriam compartilhar a experiência de mexer em suas funções por meio de uma sequência que foi publicada no YouTube. Logicamente, o funcionamento do Siri, assistente exclusivo de comando de voz deste terminal, é o que mais desperta a curiosidade. E temos que dizer que, a priori, sua encenação é bastante surpreendente.
Já entramos em contato que Siri é um aplicativo que permite controlar muitas das funções do iPhone 4S através de comandos de voz, um sistema desenvolvido pela Nuance. Assim, com o Siri podemos realizar as habituais operações mãos-livres, como fazer chamadas, cancelar chamadas, enviar mensagens, ditar textos, programar rotas no navegador GPS ou abrir páginas web. Até agora, o Siri se comporta como outros sistemas analógicos que já conhecemos do Google.
Então, por que o Siri é surpreendente no vídeo que Stuff.tv mostrou? Principalmente por duas coisas. Para começar, o Siri reconhece a voz sem que tenhamos que refinar muito as palavras. Em outras palavras, ele entende perfeitamente a nossa voz falando normalmente (desde que mantenhamos uma vocalização correta). Nuance lutou ao longo dos anos para incluir essa nuance sutil em seus aplicativos de reconhecimento de voz e, de fato, os utilitários mais famosos que desenvolve para sistemas desktop e móveis (o famoso Dragon Dictation) chegaram a um ponto muito sério. bom a este respeito.
Mas vamos ao que realmente surpreende no Siri. Existe um jogo para download para iOS e Android chamado Akinator, em que um personagem com a aparência de um gênio da lâmpada tenta adivinhar a identidade de um personagem famoso que você pode estar pensando, para que através de algumas perguntas dê com a resposta. Essa mesma sensação tem sido nós Siri, quando o usuário rodar o iPhone 4S vai perguntar ao seu telefone qual a relação de câmbio de 20 dólares em libras ou qual a distância da Terra à Lua.
São sistemas que agrupam os comandos de voz (muito precisos no seu entendimento, como podemos ver no vídeo) com as múltiplas funções às quais o telefone tem acesso. Nesse caso, por exemplo, para saber a mudança de dólares para libras, ou quantos quilômetros nos separam da lua, bastava o Siri se conectar à Internet e buscar as informações no vasto arquivo de dados da rede de redes. É uma operação aparentemente simples, mas encontra esse valor agregado na simplicidade de operação e na velocidade de resposta.
No entanto, insistimos, é uma pena que o Siri não vá lançar com apoio inicial o espanhol, língua falada por mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. A Apple indicou que haveria uma atualização no futuro, por isso só temos que cruzar os dedos para que no dia 28 de outubro, dia em que estará à venda em nosso país, já tenham ensinado a língua de Siri Quevedo. Aliás, outro ponto que nos chama a atenção é que para o Siri interpretar o final dos pedidos, é necessário apertar um botão virtual na tela de toque, funcionando como um sinal de pontuação.