Em 5 de setembro, a Nokia reuniu a mídia, parceiros e distribuidores em Helsinque, onde apresentará seus novos produtos para o próximo ano. É o Nokia World 2012, o evento anual em que a fabricante finlandesa apresenta os seus novos passos a seguir e que este ano chega com uma sensibilidade especial.
Este é o momento de fazer um balanço do primeiro ano de casamento com a Microsoft e, claro, de relançar os votos com o lançamento da segunda geração de telemóveis Nokia Lumia. Nesse sentido, o blogueiro Eldar Murtazin teria revelado novos detalhes do que seria o high-end para o novo lote de celulares da firma finlandesa com a plataforma desenvolvida pelos de Redmond.
Nesse sentido, o terminal corresponderia a um dos painéis que vazou na semana passada, e que propunha a opção de um aparelho de grande formato para coroar a continuação da família Lumia. Especificamente, falaríamos de uma tela de 4,7 polegadas, que, como já foi dito, exploraria uma das novidades do Windows Phone 8: suporte para resoluções de alta definição, com a qual nos depararíamos com uma tela eletrônica de 1.280x 720 pixels.
Mas a coisa não terminaria aí. De acordo com Murtazin, o dispositivo teria um codinome que responderia ao Nokia Phi. Porém, não se sabe se esse nome acabaria sendo aquele que seria plantado como marca ou se é apenas uma forma de conhecer o aparelho internamente, adotando finalmente um título que combina a designação de família Nokia Lumia com um número que lugar dentro da progressão que já compõe os quatro terminais atuais.
O blogueiro russo também se referiu à tela deste celular, aludindo a um painel OLED que, garante, será o melhor que a fabricante finlandesa terá instalado em seus aparelhos. O design, por sua vez, serviria para manter uma linha de continuação em relação ao que foi visto nos atuais Nokia Lumia 800 e Nokia Lumia 900, embora afiando sua espessura para conseguir uma aparência ainda mais fina.
Por outro lado, também começa a especular com o preço de lançamento que esse aparelho alcançaria. E o avanço não é nada lisonjeiro. Segundo Murtazin, o Nokia Phi poderia custar no formato livre "" isto é, sem ancorar nas operadoras "" nada menos do que US $ 930, o que equivale a cerca de 740 euros pelo câmbio atual. Pelo facto de ser o topo de gama da Nokia, embora fosse um preço exorbitante, caso seja definitivamente como sustenta a fonte supracitada.
E é que a concorrência a vencer seria debatida entre os 540 euros "" que é o que o Samsung Galaxy S3 pode custar na sua versão de 16 GB e caixa branca "" e os 600 euros "" que se estima custar o i Phone 5 na sua edição mais económica, na sequência do que se viu nas edições anteriores ””. É verdade que a Nokia tem sido competitiva em desempenho e design com seus terminais Lumia há um ano, embora isso, no entanto, não diminua o fato de que o mercado pode ser seduzido, e muito, por ter como alvo a carteira.