Recentemente, vimos como os fabricantes de telefones conseguiram eliminar o entalhe na tela. Uma perfuração no painel ou câmera retrátil são dois dos elementos que foram adicionados para evitar o entalhe e assim ser capaz de inserir o sensor frontal. Agora parece que Oppo estaria planejando um sistema que poderia significar um antes e um depois. A empresa estaria trabalhando para incluir a câmera para selfies dentro do próprio painel, no estilo do leitor de impressão digital que já está disponível em muitos telefones de última geração.
O vice-presidente da Oppo, Brian Shen, compartilhou um pequeno vídeo do que parece ser um protótipo de smartphone em todas as telas, sem entalhes. Neste vídeo, o aplicativo da câmera é mostrado aberto e, apesar da falta de uma câmera frontal visível, a tela ainda reflete uma imagem ao vivo do teto da sala. Dirá então que é possível que o terminal tenha uma câmera retrátil, como é comum em alguns modelos da empresa, mas no vídeo passa um dedo onde a câmera deveria estar escondida para mostrar que está uma superfície lisa.
Shen admitiu que essa tecnologia de câmera sob a tela ainda está em sua infância. Neste estágio, é difícil para as câmeras abaixo da tela obterem os mesmos resultados que as câmeras normais, portanto, é provável que haja alguma perda na qualidade óptica. Não se sabe quando poderemos ver essa tecnologia em um celular, embora acreditemos que não demorará muito.
Claro, tudo indica que a Oppo não seria a única empresa que estaria trabalhando neste sistema de câmera frontal sob o painel. A Vivo, principal rival da Oppo na China e também empresa irmã, também poderia estar trabalhando em uma implementação semelhante, conforme já havia sido sugerido na APEX 2019 em março passado. Parece claro, portanto, que uma nova era se inicia no setor de telefonia: a era dos cabos.