A Orange transmitirá vídeo ao vivo em realidade virtual durante o congresso mundial móvel
Poucos dias antes de uma nova edição do Mobile World Congress em Barcelona começar mais um ano, os diferentes fabricantes começam a dar informações sobre o que vão anunciar lá. A Orange foi a última a dar pistas sobre o que pretende mostrar na feira da mobilidade. A operadora laranja anunciou que ensinará uma conexão de fibra ótica simétrica com uma velocidade de 1 Gbps graças ao padrão XGPON. A Orange também transmitirá conteúdo de realidade virtual ou uma conexão 4G + a 500 Mbps.
Este ano pode significar um antes e um depois em nosso país no que diz respeito ao setor de banda larga. A Orange acaba de anunciar que planeja realizar uma série de demonstrações no Mobile World Congress para que possamos ver os avanços do assunto e o que chegará ao mercado nos próximos meses. As manifestações começarão a acontecer a partir do dia 23 de fevereiro, por volta das quatro da tarde, no estande que a empresa preparou para a ocasião.
O mais importante a falar, sem dúvida, é a demonstração da Orange de uma conexão de fibra ótica, que, pela primeira vez em nosso país, rodará a uma velocidade de 1 Gbps. O melhor é que será uma conexão simétrica, o que significa que teremos a mesma velocidade de download e upload. A operadora usará sua rede comercial e alcançará essa alta velocidade graças à tecnologia XGPON (também conhecida como 10G PON). Este padrão é o sucessor do atual com o qual a fibra funciona em casa.
Para realizar esta demonstração, a Orange instalará os equipamentos correspondentes no estande que será montado durante o Mobile World Congress. A infraestrutura será integrada à rede de atendimento da empresa, assim como qualquer outro nó da rede. Isso significa que o teste envolverá um piloto de rede em produção, em vez de um piloto em um mock-up isolado.
Além da conexão de fibra óptica, a Orange também demonstrará a tecnologia que permite navegar a mais de 500 Mbps em uma rede 4G +. A empresa já realizou um teste há poucos dias nas instalações da Orange Labs em Barcelona, um dos centros de I + D + i que a operadora tem em todo o mundo. Para os testes, foram escolhidas redes em bandas com frequências de 2.600 MHz, 1.800 MHz e 800 MHz, suportadas por equipamentos que possuem tecnologia Ericsson. Além disso, para atingir essa velocidade, a modulação 256QAM foi usada, que conseguiu trazer a velocidade de download para 570Mbps.
Por fim, espera-se que a Orange também nos ensine uma experiência pioneira em nosso país, a veiculação de conteúdos televisivos em 360 graus ou no formato de realidade virtual. Esta transmissão será suportada pela rede 4G + da operadora. Por enquanto, a Orange projetou um visualizador de conteúdo com o objetivo de aprimorar a experiência do usuário com a realidade virtual.