Certamente você já ouviu falar do sistema de pagamento móvel. É uma forma de pagamento que faz com que o telefone se comporte como um cartão de crédito ou débito. Embora não seja uma função particularmente nova (a Nokia já havia incluído esta tecnologia em terminais de várias gerações anteriores), os fabricantes concordaram em relançar este sistema em 2011.
A LG coreana é uma das que se aprofundou totalmente neste campo, e já declarou que este ano irá utilizá-la para lançar o serviço em fase de testes (ou seja, em modo beta) para que esteja totalmente operacional em 2012.
Como já informou a agência de notícias francesa Reuters, vice-presidente da LG, Jin-Yong Kim foi citado como dizendo que os testes sobre o sistema de pagamento baseado em chip de NFC (Near Field Communication, ou comunicação por proximidade) e começaram depois tendo focado a utilidade do sistema nas pequenas e médias empresas.
Da mesma forma, no site especializado Unwired View, teriam afirmado que pelo menos três dos quatro principais lançamentos da LG no primeiro semestre (LG Optimus 2X, LG Optimus Black e LG Optimus 3D) estariam equipados com o chip que o torna possível esta função.
É importante lembrar que um dos atrativos da última versão do sistema operacional do Google para smartphones, o Android 2.3 Gingerbread, é justamente o suporte nativo para o uso do telefone como sistema de pagamento sem dinheiro. A ideia é que o chip identifique o usuário e sirva para estabelecer a comunicação entre o usuário e o estabelecimento onde o produto ou serviço foi adquirido, da mesma forma que com um cartão de crédito ou débito.
A fonte direta de pagamento que será utilizada com o chip NFC ainda não foi detalhada, embora tenha sido planejado que o terminal seja vinculado à própria conta telefônica do cliente, bem como à conta bancária, PayPal ou mesmo Google Checkout (no caso de terminais Android)
Outras notícias sobre… Android, LG, NFC
