Que usar o celular para pagar alguns serviços e compras não é coisa do futuro. Já existem sistemas compatíveis com o que eles chamam de “micropagamentos”. No telefone é instalado um chip que, ao passar próximo a um sistema de cobrança compatível , aceita a conta, e é cobrado em uma conta previamente designada pelo usuário ou na própria conta telefônica.
A esses sistemas é adicionado mais um: PayPal. Essa ferramenta de coleta que os criadores do eBay fundaram para facilitar os pagamentos de suas transações se tornou um dos sistemas mais populares de transferência de dinheiro na Internet (senão o mais famoso e eficaz). E agora, pretende estender sua utilidade aos pagamentos por telefone. E não só para o que agora é o seu uso habitual (compras diretas pela Internet), mas também para transações em estabelecimentos.
Este serviço, acessível a partir de qualquer telemóvel com ligação à Internet (através de entradas do navegador), já está disponível e pode ser configurado a partir deste link.
No momento, a galera do PayPal não indica quais serviços estão começando a operar para poder fazer pagamentos pelo celular, além da utilidade básica de enviar e receber dinheiro.
No entanto, de acordo com os responsáveis pelo eBay em sua conferência de desenvolvedores na Califórnia, um dos objetivos desse sistema é se aplicar como um substituto eficaz para cartões de crédito e débito.
É por isso que, como aconteceu na época com o PDV, o sucesso ou o fracasso desse método de pagamento estará sujeito à eficácia dos caras do eBay quando se trata de fornecer sistemas de pagamento por meio de comerciantes e empresas códigos que o usuário pode adquirir usando o PayPal no celular.