Índice:
- O que significa para um telefone celular ter uma tela de 120 Hz
- Vantagens e desvantagens de 120 Hz
- 30 jogos otimizados para telas de 120 Hz
- Telefones celulares com telas de 120 Hz
Os telefones celulares com telas de alta taxa de atualização se tornaram uma das tendências deste ano. Os fabricantes adotaram um recurso que costumávamos ver apenas em dispositivos dedicados para jogadores como um valor agregado para seus celulares.
Samsung, Xiaomi e Asus são alguns que já optaram por telas de 120 Hz para a combinação premium de seus celulares. Mas o que significa ter mais Hz na tela do celular? Você deve escolher um celular com esse recurso em mente? Você precisa de uma tela de 120 Hz para melhorar a experiência do seu celular? Ajudamos você a resolver todas essas questões abaixo.
O que significa para um telefone celular ter uma tela de 120 Hz
60, 90, 120 Hz… já vimos isso nas descrições de dispositivos móveis, mas a que se refere? Simplificando, é a velocidade ou o número de vezes que o conteúdo é atualizado na tela e é chamada de taxa de atualização.
Sim, embora não possamos perceber, a tela está continuamente desligando e ligando. E a unidade que é usada para medir essa taxa de atualização e descobrir o número de vezes que a tela atualiza a imagem a cada segundo é Hz (hertz ou hertz).
Portanto, se um celular tiver uma tela de 120 Hz, isso significa que sua tela tem a capacidade de se atualizar (ligar e desligar) 120 vezes por segundo. E sim, que o celular possa atualizar a tela mais vezes por segundo traz uma série de vantagens para a experiência do usuário, como falaremos a seguir.
Vantagens e desvantagens de 120 Hz
Até recentemente, era comum descobrir que as telas dos celulares ofereciam 60 Hz. Um conceito que não mudava há anos. No entanto, cada vez mais fabricantes começam a apostar em telas de 90 ou 120 Hz em seus novos modelos.
Que diferença real faz para o usuário o fato de a tela ter uma taxa de atualização mais alta? Fluidez, ou aquela sensação de suavidade, que se refletirá em diferentes aspectos ao interagir com o celular.
Você não perceberá diferenças ao assistir vídeos no YouTube, mas se sentirá mais fluido nas animações ou se rolar pelo conteúdo com muito movimento gráfico. E, claro, você não terá que sofrer aquela sensação irritante de lag que ocorre quando percorremos certas páginas da web.
Como você pode ver, vai muito além de oferecer uma ótima experiência de jogo, pois melhora notavelmente algumas das ações diárias que realizamos no celular.
Se oferece tantas vantagens para a experiência do usuário, por que nem todos os fabricantes apostam em oferecer mais Hz em suas telas de mobile? Porque essa dinâmica também tem suas desvantagens. Um dos principais é que quanto maior a taxa de atualização, maior o consumo de energia.
Embora isso não signifique que um celular com tela de 120 Hz consuma o dobro de um com 60 Hz, o consumo é maior. Ou seja, afeta outro dos pontos-chave em que os fabricantes buscam se diferenciar: a autonomia da bateria.
Por exemplo, em um teste realizado por Ubergizmo com um Samsung Galaxy S20 Ultra, eles obtiveram estes resultados:
- Usando a configuração de tela de 60 Hz, eles alcançaram uma autonomia de cerca de 10 horas e 24 minutos
- E com a configuração da tela de 120 Hz, a autonomia cai para 9 horas e 35 minutos.
Por outro lado, a equipe do PhoneArena também executou vários testes usando diferentes configurações de Hz na tela, e os resultados variaram de acordo com o modelo. Por exemplo:
- Usando o Samsung S20 Ultra, eles notaram que a bateria diminuía de 20 a 25% em 120 Hz em comparação com 60 Hz.
- E testando com o Galaxy S20, a bateria diminuiu em até 36% com 120 Hz
Em qualquer caso, é uma perda significativa de bateria. No entanto, deve-se levar em consideração que esses dispositivos permitem alterar a taxa de atualização da tela, para que o usuário possa alternar entre 60 e 120 Hz sem problemas se quiser otimizar o desempenho da bateria.
Outro detalhe a ter em conta é que a configuração 120 Hz não fica sempre ativa, pois depende de vários fatores. Continuando com o exemplo do Samsung S20, ele muda automaticamente para 60 Hz quando certos aplicativos são iniciados, se detectar que a temperatura da bateria está acima de 42 ° ou quando a autonomia cai para uma determinada porcentagem.
Deixando a questão da duração da bateria, outro problema que geralmente aparece nas telas de 120 Hz é encontrar conteúdo otimizado. Os desenvolvedores precisam atualizar seus jogos para suportar monitores de 120Hz. Mas não se preocupe, há uma boa variedade de jogos compatíveis, como você verá a seguir.
30 jogos otimizados para telas de 120 Hz
Se você está se perguntando se terá conteúdo suficiente para passar longas horas de sessões de jogo em um celular com tela de 120 Hz, dê uma olhada nesta lista.
Você encontrará alguns dos jogos otimizados que rodam a 120 fps…. corridas, jogos de estratégia, FPS, RPG e até o clássico Pac-man em diferentes versões:
Telefones celulares com telas de 120 Hz
Já vimos as vantagens e desvantagens das telas de 120 Hz e o que ela pode agregar à sua experiência móvel. Se, considerando todos esses detalhes, você está convencido de que um celular com esse recurso seria o ideal para você, pode levar em consideração algumas das seguintes opções:
- Sony Xperia 5 II
Este é o mais novo modelo a apostar em 120 Hz, junto com uma série de funções pensadas para gamers.
- OnePlus 8 Pro
A tela tem sido a protagonista total deste terminal com sua combinação de 6,78 polegadas com resolução QHD e taxa de atualização de 120 Hz.
- Samsung Galaxy S20, S20 + e S20 Ultra A
Samsung apostou muito nesta tendência, já que a vimos em três de seus telefones topo de linha.
- Xiaomi Mi 10 Ultra e Redmi K30 Ultra
Xiaomi também não ficou de fora desta aposta. Em seu décimo aniversário, anuncio esses dois modelos com recursos muito diferentes, mas eles compartilham uma taxa de atualização de 120 Hz.
- Realme X3 SuperZoom
Embora esta proposta tenha vários pontos fortes, não podemos negar que a sua aposta em 120 Hz lhe dá uma vantagem para fechar uma combinação vencedora, apesar da escolha do IPS.
- Poco X2
Um celular de gama média com um preço acessível com alguns recursos para destacar, como a capacidade da bateria e tela de 120 Hz.
- OPPO Find X2 Pro
OPPO colocou toda a sua aposta na tela neste modelo com uma combinação de características marcantes, entre as quais estão os famosos 120 HZ.
- Asus ROG Phone 2
Este celular foi lançado no ano passado postulando como um dispositivo de jogo perfeito com uma combinação impressionante de recursos, entre eles, a possibilidade de definir a taxa de atualização em 120 Hz.
- Razer Phone 2
Este celular de 2018 elevou a fasquia para o resto dos celulares, permitindo que a taxa de atualização seja ajustada para 60, 90 ou 120 Hz. No entanto, jogos como Clash Royale ou PUGB não foram otimizados para 120 Hz, removendo um pouco atraente para uma de suas estrelas características.