Estamos a caminho de atingir dois meses desde o lançamento do iOS 5, a última grande atualização do sistema para iPhone, iPad e iPod Touch, que parece ser a plataforma carro-chefe do iPhone 4S. E apesar desse tempo, a possibilidade de um sistema de desbloqueio para iOS 5.0.1 se dilui a cada dia. Referimo-nos ao chamado Jailbreak Untethered, um sistema que quebra as defesas do sistema operacional e permite desligar ou reiniciar o terminal sem cancelar o processo de desbloqueio.
Até agora, os sistemas que foram disponibilizados aos usuários para aplicação do processo conhecido como Jailbreak são baseados na técnica Tethered, ou seja, o usuário é obrigado a manter o iPhone, iPad ou iPod Touch constantemente ligado, e que reiniciar o sistema abortaria a execução de desbloqueio, deixando o terminal nas configurações iniciais de fábrica. Disse no paladino romano: seria como se nunca tivéssemos feito o jailbreak do telefone, tablet ou player.
Os motivos pelos quais está em perigo a chegada de um sistema eficaz para executar o Jailbreak Untethered estão na manobra que a Apple teria feito para impedir a proliferação dessas ações. E é que como Hércules fez com a Hydra, os de Cupertino optaram pelo caminho direto para terminar começando para acabar com o Jailbreak: cortar a cabeça do monstro, desta vez, representada no expoente máximo no desenvolvimento de aplicativos de assistência que permitam desbloquear dispositivos iOS.
Não é que da Apple agora eles sejam a favor da decapitação seletiva: a estratégia da empresa de maçãs é mais metafórica do que macabra. E é que a empresa incorporou em suas fileiras o arquiteto do Jailbreak, um hacker conhecido pelo apelido de Comex, deixando assim órfão o popular sistema de desbloqueio.
Agora, o Dev Team, que é o grupo de desenvolvedores que oferece suporte ao Jailbreak, está trabalhando na criação de um sistema Jailbreak Untethered eficaz, mas a realidade atravessa o período mais longo que o sistema da Apple para dispositivos móveis está a salvo das artes de quem quer quebrar os grilhões da plataforma para instalar aplicativos sem depender da App Store oficial, bem como aproveitar algumas funções que de outra forma seriam bloqueadas como padrão.
