Índice:
Trapaça é feia. É muito feio. Porque eles traem quem colocou sua confiança em você. Além disso, mais cedo ou mais tarde eles o pegarão e você não estará em um bom lugar. Desta vez foi a vez da marca chinesa de celulares Huawei, que foi pega falsificando dados de desempenho de alguns de seus terminais em testes de benchmark. A mídia da Verge relata que o AnandTech, um site especializado em análises de tecnologia, detectou que a Huawei estava empurrando seus terminais ao máximo, otimizando-os de tal forma que, quando um desses testes foi executado, forneceu dados enganosos.
Huawei punido por 3DMark
Especificamente, é um teste chamado 3DMark, um aplicativo de benchmarking popular. A desenvolvedora já disse em declarações públicas que eliminará dos resultados os terminais Huawei que cometeram a fraude, entre os quais está o Huawei P20 Pro. No total, houve 4 terminais que foram forçados ao máximo para dar Resultados reais: Huawei P20, Huawei P20 Pro, Huawei Nova 3 e um terminal da marca Honor, a marca de vendas online da Huawei, especificamente o Honor Play.
Especificamente, o que a Huawei fez foi maximizar o desempenho de seus terminais enquanto um aplicativo específico está em execução. Esses testes devem testar o telefone sob condições globais de estresse, não em partes. A UL Benchmarks, empresa desenvolvedora do 3DMark, executou uma versão interna de seu aplicativo, testando-o nos terminais Huawei mencionados, sem que soubessem como reconhecer que era precisamente o aplicativo 3DMark. Eles não alcançaram os picos de esforço que alcançaram quando o celular sabia perfeitamente qual aplicativo os estava testando. Isso significa que os telefones Huawei, por si só, não são capazes de atingir esses níveis de desempenho, por isso foram manipulados de propósito.
Consequentemente, a UL removeu esses 4 terminais das listas de classificação geral, citando a falta de compromisso em suas regras.
Este não é o primeiro hoax da Huawei
A Huawei não para de se meter em confusão por querer 'enfeitar' demais as virtudes de seus produtos. Na semana passada foi a vez da seção fotográfica de seu Huawei Nova 3 (uma das retiradas do app 3DMark por falsificar seu desempenho). Aparentemente, as fotos promocionais que afirmavam que sua câmera era excepcional foram tiradas com câmeras DSLR profissionais, e não com a própria Huawei Nova 3, o que era de se esperar.
A principal modelo da campanha publicitária Huawei Nova 3, com todas as boas intenções do mundo, colocou as fotos das filmagens do vídeo ao qual temos linkado anteriormente. Bem, uma das fotos mostrava claramente que as 'selfies' que o casal tirou (o modelo não carregava nada na mão) supostamente com o terminal Huawei, estavam na verdade sendo tiradas com uma câmera profissional. É assim que podemos ver na imagem a seguir.
Em sua defesa, a Huawei afirmou que em nenhum momento de seu anúncio disse que essas imagens foram tiradas com seu próprio terminal. A história de 'trapaça' da Huawei não se limita a esses dois casos. Ela também foi pega aplicando Photoshop em renderizações vazadas de um terminal e publicando fotos tiradas, aparentemente, com outro de seus terminais até que se descobriu que haviam sido tiradas com uma câmera profissional. Veremos mais casos semelhantes no futuro?
