Jan-Michael Cart, esse é o nome da nova adição da Apple ao seu departamento de design. Ele é um jovem estudante da Universidade da Geórgia que há algum tempo posta vídeos no YouTube sobre como a interface do usuário do sistema operacional Cupertino poderia ser melhorada. A Apple deu uma olhada nesses vídeos e decidiu que poderia incluir o jovem Cart na equipe.
Um dos vídeos que mais chama a atenção é o que se refere à remodelação da central de notificações; um dos novos recursos incluídos no equipamento da Apple que foi atualizado para o iOS 5 que foi apresentado junto com o iPhone 4S -o último modelo móvel-. E com essa adição, os usuários podem ter uma ideia de onde a Apple irá ao redesenhar a interface do usuário de seus dispositivos móveis: iPhones, iPads ou iPods Touch.
Entre as propostas decorrentes da apresentação do vídeo, Jan-Michael Cart apresenta uma nova forma de visualização das notificações dependendo de sua categoria. Ou seja, não só ser capaz de ir apagar um por um, mas também permite que o usuário para exibir ou ocultar diferentes categorias. Outro recurso interessante é ser capaz de ver a todo momento quantas novas notificações estão pendentes para serem lidas e visíveis a todo momento na barra de status do sistema. Obviamente, o cliente poderá escolher se deseja que a função esteja ativa ou não, podendo ativar um botão na seção de configurações do sistema.
Por outro lado, os widgets que estão incluídos na central de notificações, no momento, devem ser gerenciados a partir da seção de configurações. Jan-Michael Cart propõe algo mais fácil e é ser capaz de lidar com eles do próprio centro sem ter que dar passos extras que desperdiçam tempo. Por fim, as chamadas recebidas também podem funcionar como mais uma notificação. Dessa forma, o usuário não seria desligado do aplicativo que está usando no momento.
A Apple deu o primeiro passo e foi encontrar o jovem estudante para trabalhar junto com os engenheiros da empresa. Resta saber se as ideias de Cart serão levadas em consideração e os vídeos que ele tem mostrado no YouTube são uma prévia do que está por vir.
