A corrida para ter a tela mais protagonista, sem molduras ou elementos que distraiam a atenção do usuário, está fazendo com que os fabricantes criem novas fórmulas para incorporar o sensor frontal. Já vimos móbiles com entalhe, perfuração na tela ou câmera retrátil que é ativada ao tirar uma selfie. A Motorola sob a égide da Lenovo daria um passo adiante e registrou várias patentes cujos esboços revelam um terminal com diferentes tipos de câmeras deslizantes.
As novas patentes concedidas são para diferentes tipos de mecanismos deslizantes, que, quando colocados à superfície, revelam um módulo de câmera voltado para a frente. Não é algo novo, podemos dizer que seria um design muito semelhante ao do atual Lenovo Z5 Pro, que pousou com uma câmera deslizante bastante simples, ou mesmo a do Samsung Galaxy A80, embora sem ser rotativa. Ou seja, esse sistema deslizante ficaria oculto no próprio terminal e nada teria a ver, a priori, com o sensor principal.
Fora isso, não se sabe muito sobre os smartphones que incluiriam este sistema em termos de especificações e recursos. Fontes indicam que os dispositivos podem ser os sucessores do Lenovo Z5 Pro e Z5 Pro GT, que, como dizemos, pousou com uma câmera frontal deslizante para alojar o sensor frontal. Ambas as equipes foram anunciadas em novembro passado, portanto é possível que até o final do ano não tenhamos informações oficiais sobre seus sucessores.
Além desse sistema de câmera deslizante, o Lenovo Z5 Pro possui um painel AMOLED de 6,39 polegadas com resolução Full HD +, uma câmera dupla de 16 + 24 MP com abertura f / 1.8, bem como um processador Qualcomm Snapdragon 710, acompanhado de 6 GB de Memória RAM. Este modelo também inclui uma bateria de 3.500 mAh com carregamento rápido e um leitor de impressão digital na tela.