Portabilidade, portabilidade de telefone pode ser resolvida em 24 horas
Quanto tempo as operadoras geralmente levam para tornar a portabilidade eficaz ? Bem, no melhor dos casos, a operadora pode deixar o cliente nervoso por até três semanas. Nesse período, a empresa originadora costuma fazer uma contra-oferta e as coisas podem se arrastar sem medida. É isso que o Ministério da Indústria, Turismo e Comércio quer evitar em princípio. Miguel Sebastián, o ministro que gerou polêmica com aquele episódio das lâmpadas eficientes, anunciou que a nova Lei Geral das Telecomunicações obrigará as operadoras aresolver portabilidades em 24 horas. É esse o propósito do anteprojecto de lei aprovado ontem em Conselho de Ministros.
Será possível trocar de operadora em apenas um dia. Esta é uma das premissas mais interessantes que se desenvolveram na nova Lei Geral das Telecomunicações. A mudança vem em parte em resposta às associações de consumidores que haviam denunciado em várias ocasiões o atraso das operadoras em realizar essa gestão comum. Na maioria dos casos, as demandas de portabilidade podem demorar até mais de um mês, causando tédio absoluto para os clientes dessas operadoras. Assim que a Lei Geral de Telecomunicações for aprovada no Congresso, as empresas estarãoobrigados a agilizar esse processo. E isso deve ser apreciado.
Na verdade, a proposta de reduzir o tempo entre as administrações vem da Europa. O facto é que, para além do cumprimento desta regulamentação, o Governo irá também exigir aos operadores o detalhamento das informações sobre preços e ofertas dos seus produtos ou serviços. Por sua vez, o executivo quer conferir mais funções à Comissão do Mercado de Telecomunicações (CMT), órgão que gere a regulação do setor e que resolve qualquer conflito entre as operadoras do nosso país. Antes de entrar em vigor, o Congresso terá de aprovar a nova legislação, que já foi aprovada em Conselho de Ministros.
Fotos: Roozbeh e Frank Spin
Outras notícias sobre… Yoigo