Se há um telefone no qual as esperanças e expectativas estão crescendo, muito mais do que o próximo iPhone 7S, é o Samsung Galaxy S8. Depois de um espetacular Galaxy S7 e uma versão adaptada da história do Titanic com seu Galaxy Note 7, o foco no novo dos coreanos é tão grande que nenhum movimento escapa.
Por meio de inúmeros rumores e vazamentos, conseguimos ter uma ideia cada vez mais precisa do futuro Galaxy S8, mas há um detalhe que só agora começa a ficar claro: não haverá botões na nova joia da coroa da Samsung. O último vazamento, por meio do jornalista de tecnologia David Ruddock, garante que o próximo modelo se despediria dos botões capacitivos que buscam liberar mais espaço para uma tela que ocuparia mais espaço. Esta informação, junto com outras que falam de um sensor de impressão digital integradona mesma tela fazem-nos deduzir que o formato mobile que está sendo desenvolvido é similar ao Honor Magic ou ao Xiaomi Mi MIX, com uma relação de tela de 90% e sem frames.
A tecnologia Force Touch parece ser responsável pela funcionalidade do Galaxy S8. Com uma proporção de tela maior e mais sensível à pressão, os botões podem ser integrados à própria interface sem bloquear o uso, como já é o caso com aplicativos de câmera para telefones celulares ou controladores de muitos videogames. Se esse movimento se confirmar, a Apple ficaria sozinha como única empresa a oferecer um celular com botão, o conhecido botão Home que no iPhone 7 foi atualizado para ser tátil, mas ainda diferenciado da tela.
A integração em aplicativos nativos de um assistente de Inteligência Artificial (supostamente denominado Bixby) também teria um papel importante no funcionamento do smartphone, dando tanta importância aos comandos de voz quanto aos controles de toque.
Quanto à navegação dentro do telefone, ontem soubemos de outro boato de que o Galaxy S8 incluiria um ponteiro de toque, integrando uma ferramenta que até agora era propriedade da família Galaxy Note. Isso seria uma pista de que a Samsung poderia concentrar suas energias em um único modelo, talvez com dois tamanhos, Galaxy S8 e S8 +, como aconteceu com o Galaxy S6, enterrando o Note para sempre.
Por fim, muito se tem falado sobre a resolução da tela do Galaxy S8. As últimas informações falam de um painel Super AMOLED que estaria preparado para reproduzir a realidade virtual, o que sugere mais fortemente que será escolhida uma resolução 4K, algo que seria pioneiro na tecnologia móvel atual.
Em resumo, parece que o Galaxy S8 vai ser um terminal no qual estarão concentradas muitas das grandes apostas para 2017, um aparelho que sem dúvida vai liderar as tendências para o resto do ano. Infelizmente, ainda temos rumores por um tempo já que foi confirmado que o novo Samsung não seria apresentado até abril de 2017 em um evento em Nova York. Enquanto isso, continuaremos a construir este retrato de robô.
