Ontem, durante a apresentação do iPhone 4S, foram dados os preços do novo telemóvel da Apple, embora a informação estivesse sujeita ao subsídio que as operadoras que o vão colocar à venda nos Estados Unidos vão aplicar às diferentes versões do telemóvel, introduzindo compromissos de permanência. Assim, supino que o iPhone 4S de 16 GB custaria US $ 200, o de 32 GB equivaleria a US $ 300 e, por fim, aquele com 64 GB de memória interna ficaria em US $ 400. Ou seja: 151, 226 e 302 euros, ao câmbio em vigor.
No entanto, e se quisermos comprá-lo sem ter mais obrigações para com o nosso operador do que pagar a fatura regularmente? Nesse caso, como de costume, será hora de esticar a carteira. A faixa de preço começa em 650 dólares (ou 490 euros, para mudar) para o modelo de 16 GB. É o preço inicial, segundo a Apple, portanto seguindo a progressão lógica que a própria empresa sugere na fórmula subsidiada, a edição de 32 GB deveria custar 750 dólares (cerca de 567 euros, pelo câmbio atual), enquanto o iPhone 64 GB 4S valeria $ 850 (pouco mais de 640 euros, na mudança).
A experiência diz-nos que a exportação de produtos deste tipo em geral e da Apple em particular não implica uma conversão de moeda, mas sim que o valor do preço seja respeitado, mudando apenas a moeda oficial. Assim sendo, e mesmo aplicando uma redução mínima para arredondar os preços, o custo das diferentes versões do iPhone 4S no nosso país pode rondar os 600 e 800 euros, dependendo do modelo que queremos adquirir.
Sendo assim, na prática o iPhone 4S alcançaria o mesmo preço que a Apple tem atualmente pelo iPad 2 em sua versão completa de conectividade (ou seja, com 3G e wi-fi). Além disso, a proposta que até agora contava com o iPhone 4 de 16 e 32 GB, com preços de 600 e 700 euros em formato livre, respetivamente, seria resgatada. Vale lembrar que, além disso, entra em cena um novo iPhone 4, com memória de oito GB, que custaria US $ 550 (cerca de 415 euros) sem compromisso da operadora.
A questão que fecha este capítulo gira em torno do iPhone 3GS. A Apple anunciou que poderia ser obtido gratuitamente no novo horizonte de produtos e preços nos Estados Unidos. No entanto, por enquanto não se sabe qual seria o preço de um celular desbloqueado SIM em todo o mundo. Está provado que nos Estados Unidos chegará a um preço de 375 dólares (quase 285 euros, ao câmbio). Assim que tivermos esses dados referentes à Espanha, iremos compartilhá-los com você.