O vice-presidente da Samsung já deu informações sobre isso: a empresa ia adotar o sistema operacional Tizen - baseado no antigo MeeGo -, e neste ano de 2012 apareceriam um ou dois celulares que o teriam instalado. Este celular, aparentemente, poderia ser o Samsung GT-I9500. E as primeiras capturas de Tizen não demoraram a chegar.
Embora ainda seja cedo para saber se o material compartilhado pelo portal SamFirmware é a versão final que pode ser vista nos teóricos dois smartphones que o vice-presidente da Samsung comentou, dá para ter uma primeira impressão de para onde irão as fotos. Com a Samsung sendo responsável pelo desenvolvimento e sabendo que o Bada se fundirá com o Tizen, não se pode negar que a interface gráfica tem uma certa semelhança.
Por outro lado, para quem está se perguntando se os desenvolvedores devem abandonar completamente suas criações Bada, também soube outro dia que o catálogo atual de programas para Samsung Bada será totalmente compatível com a nova plataforma móvel: Tizen OS. O que se sabe sobre ele no momento é que terá algumas funções já conhecidas em outras plataformas como o Android do Google ou o iOS da Apple. E é que o Tizen OS também terá uma barra de notificação no topo da tela.
Além disso, também terá um gerenciador de aplicativos onde você poderá verificar os aplicativos que estão rodando naquele momento, os recursos que cada um deles consome, além de poder fechá-los completamente a qualquer momento. Outra característica presente no Tizen é que a tela principal será configurável com atalhos para os aplicativos mais usados, embora widgets não possam ser colocados. Essa questão, ao que parece, é uma questão que será providencial no consumo de bateria dos terminais.
Além disso, deve-se notar também que o Tizen não se destina à frota móvel de ponta, mas é voltado para terminais de médio porte; Android e Windows Phone continuarão sendo as primeiras espadas do fabricante coreano. Por fim, o primeiro celular que poderia ser apresentado no Mobile World Congress 2012 (MWC 2012), parece que será o chamado Samsung GT-I9500, um smartphone que inicialmente se pensou que poderia ser o tão aguardado Samsung Galaxy S3.
Imagens: Realnorth
