Da Forbes propõem uma análise curiosa da tela hipotética que veríamos no iPhone 5, uma vez que este dispositivo seja apresentado em 12 de setembro, como a Apple deixou claro ontem com a confirmação oficial. A ideia da publicação citada é comparar a área de acesso efetiva oferecida pelas telas de todas as gerações conhecidas de telefones Apple ”” com painéis de 3,5 polegadas ”” versus a superfície proposta pelo suposto novo modelo ”” que cresceria cerca de dez centímetros. "
E esse tamanho importa. E muito. Do contrário, só podemos nos lembrar do principal argumento que Steve Jobs fez na vida ao virar as costas para um trecho na tela do iPhone, aludindo às vantagens de apostar em 3,5 polegadas, tamanho que, segundo a equipe de design da Apple é a medida mais adequada para controlar toda a superfície do painel com uma mão para a maioria dos usuários.
No entanto, a maioria dos fabricantes concorrentes não pensa da mesma forma e, de fato, atrasar as medidas da tela é a marca registrada do segmento de alto padrão das principais firmas do setor. Aí temos, por exemplo, as propostas da Samsung, rival direta da firma de Cupertino e dona dos três terminais com os painéis mais largos do mercado: o Samsung Galaxy S3 ”” com os seus 4,8 polegadas ”” e o Samsung Galaxy Observe "" que tem 5,3 e 5,5 polegadas em ambos os painéis "".
A análise que a Forbes teria desenvolvido busca justamente ver como a tela de quatro polegadas do iPhone 5 está sujeita à perda de acesso efetivo quando o telefone é operado com uma mão. E não só: eles também estão encarregados de estudar como o novo formato "" afetará não só de forma mais ampla, mas também com um arranjo mais alongado na coordenada vertical "", a forma como iremos perceber o conteúdo exibido na tela.
Como eles ressaltam, os usuários que têm mãos de tamanho generoso não terão problemas significativos no uso e controle do iPhone 5. No entanto, o aumento do tamanho na parte superior pode arruinar um pouco o mesmo conforto para aqueles com mãos ou dedos menores, para quem o iPhone 4S e seus 3,5 polegadas são um tamanho ideal "" embora seja até mesmo um padrão em que a grande maioria dos fabricantes já concordou em reservar para a faixa média-baixa ””.
Que efeitos colaterais esse aumento e seu consequente desconforto podem ter para alguns fãs do iPhone ? De acordo com um estudo publicado em 2008, o resultado seria uma queda previsível na satisfação com o produto. Apesar de tudo, o referido relatório é datado do ano em que foi lançado o iPhone 3G e, naquela época, a ideia de conviver com painéis como os que hoje povoam o mercado hoje soava como pura ficção científica
Hoje, para começar, a ampla aceitação de celulares de grande formato é um fato. ”” O Samsung Galaxy S3 vendeu mais de dez milhões de unidades em menos de dois meses, a mesma quantidade que foi comercializada da primeira geração do Samsung Galaxy Note em menos de um ano ””; e também, o tipo de controle de tela que a Apple mantinha para seu iPhone até a edição 4S passaria a focar na necessidade de qualquer cliente gerenciá-lo com uma mão, alcançando toda a superfície efetiva do painel com o polegar.
Nesse sentido, e dependendo se o usuário é canhoto ou destro, a área de acesso nas margens superior direita e esquerda, respectivamente, aumentaria substancialmente, embora como a coordenada de crescimento é apenas a vertical, a perda será menor que isso seria esperado em outros terminais, que para certos usuários inevitavelmente requerem o uso das duas mãos para controlar o smartphone .