Índice:
- Quanto tempo o coronavírus pode sobreviver em uma superfície?
- Então, um pacote do AliExpress pode conter coronavírus?
- Dicas para limpar um pacote e evitar contrair o vírus
Metade da Europa e praticamente metade do mundo parou por causa do coronavírus. Embora a China seja o país com maior número de caixas, lojas como AliExpress e AliBaba continuam oferecendo seus serviços. No momento, parece que as restrições não afetaram os tempos de envio das encomendas com origem chinesa.
Justamente por isso dezenas de usuários se perguntam no Twitter e em outras redes sociais se a doença pode ser transmitida por meio de um pacote. Alguns até se perguntam se telefones celulares e capas podem espalhar o coronavírus. Existe alguma verdade nessas declarações? Ou, pelo contrário, não representam nenhum risco para a saúde? Nós vemos isso abaixo.
Quanto tempo o coronavírus pode sobreviver em uma superfície?
Órgãos públicos são claros sobre a transmissão do coronavírus. O Ministério da Saúde confirmou que a propagação do vírus ocorre por meio de partículas de saliva e fluidos em geral vindos de um organismo infectado. A probabilidade de contágio depende precisamente da quantidade de fluidos espalhados pelo ar ou por uma superfície sólida.
Com base nisso, alguns estudos privados definiram o período máximo de permanência do coronavírus em diferentes meios. Segundo estudos do National Institute of Health de Hamilton, no estado de Montana, o vírus tem um período máximo de sobrevivência de 3 horas no ar. Fora desse meio, a prevalência do vírus é de 4 horas no cobre e até um dia inteiro no papelão. Em superfícies de aço inoxidável e plástico, a prevalência é de 2 a 3 dias.
O estudo afirma que é provável a contração do coronavírus pelo contato com uma superfície afetada, embora não se refira a nenhum objeto do cotidiano.
Então, um pacote do AliExpress pode conter coronavírus?
Levando-se em consideração que a estimativa média de embalagens da China é de 15 a 30 dias, o risco de contágio é praticamente zero. Na verdade, a embalagem tem maior probabilidade de se contaminar na chegada aos serviços postais do país de destino, seja no transporte para o endereço indicado, seja no momento da entrega.
Ou seja, o contágio se limitará à superfície da embalagem em questão. O revestimento que envolve o celular não deve sofrer nenhum tipo de contágio, a menos que seja aberto pela alfândega na chegada ao aeroporto.
Dicas para limpar um pacote e evitar contrair o vírus
O aconselhável para evitar qualquer fonte de contágio é interagir com a embalagem através de luvas de látex. Após a retirada da embalagem que envolve o produto em questão, recomenda-se proceder com o máximo cuidado.
Se o material ficar exposto, teremos que fazer leves movimentos com um pano umedecido em álcool 97º, garantindo que o artigo não entre em contato com nenhuma peça de roupa ou superfície da casa. Após o término da tarefa de limpeza, recomenda-se lavar a camurça em altas temperaturas e fazer uma lavagem preventiva das mãos, de preferência com solução desinfetante. Também podemos escolher uma solução composta por água, álcool e sabão.
Este mesmo processo é aplicável a qualquer dispositivo que esteja em contato contínuo com nossas mãos. É aconselhável fazer pelo menos uma limpeza cada vez que sairmos de casa, desde que tenhamos cuidado para que nenhum dos moradores esteja infectado pelo vírus.