Índice:
A Huawei desenvolveu uma nova edição de sua conferência anual de desenvolvedores com várias notícias sobre o futuro de seus dispositivos. E um deles focou no lançamento do HarmonyOS 2.0. Sim, a segunda versão do sistema operacional da Huawei.
Uma opção que se torna uma aposta firme para substituir o Android como sistema operacional em seus futuros celulares. Portanto, é possível que em 2021 veremos o HarmonyOS 2.0 nos telefones Huawei. Isso seria fundamental para sua independência, mas ele pode competir com o Android?
O que HarmonyOS oferecerá
A Huawei compartilhou uma série de dados sobre o HarmonyOS que nos permitem ter uma ideia do conceito por trás deste sistema operacional.
Uma das ideias principais é que HarmonyOS pode funcionar em todos os dispositivos Huawei, e não se concentrar apenas em celulares. Portanto, pode ser implementado em suas TVs, relógios inteligentes, computadores, etc. Um único sistema operacional para todo o ecossistema da Huawei.
Seguindo essa linha, o HarmonyOS 2.0 implementa uma dinâmica que permite que cada aplicativo se adapte automaticamente à tela de cada dispositivo. Assim, a interface dos aplicativos, graças ao framework UX adaptativo, não será um problema ou algo que eles tenham que programar manualmente para cada dispositivo.
Outro ponto que tem sido destacado em diversas ocasiões é que o HarmonyOS é Open Source, abrindo a possibilidade de qualquer desenvolvedor dar uma olhada no código. Na verdade, HarmonyOS 2.0 já está disponível em beta para desenvolvedores. E, claro, apenas para um pequeno grupo de dispositivos.
Portanto, o HarmonyOS é considerado um sistema operacional aberto e distribuído, e não uma alternativa ao Android.
Na sua primeira apresentação do HarmonyOS, a equipa da Huawei destacou que este sistema operativo seria superior aos restantes em termos de segurança, uma vez que implementa arquitectura baseada em microkernels que se combinam com uma série de tecnologias. E outra das promessas por trás do Harmony OS é que ele oferecerá maior eficiência energética e terá quase 25% menos latência na resposta dos aplicativos.
E no evento de hoje, o papel que HarmonyOS vai desempenhar na visão de Huawe de interconectar todos os dispositivos domésticos para controlá-los a partir do dispositivo móvel também foi destacado. Um sistema que não só permite fazer pedidos de um dispositivo para outro, mas também cruzar dados para atender às necessidades dos usuários.
Roteiro do projeto da Huawei
Na apresentação de hoje, Richard Yu revelou o roteiro do código-fonte do HarmonyOS, mencionando três datas importantes para vermos o novo sistema operacional instalado e funcionando:
- 10 de setembro - adiciona suporte para dispositivos com entre 128 KB e 128 MB de RAM
- Abril de 2021 - suporte para dispositivos que possuem entre 128 MB e 4 GB de RAM
- Outubro de 2021 - suporte para todos os dispositivos com 4G RAM ou mais
Seguindo esse cronograma de lançamentos, já no último trimestre de 2021 poderemos ver alguns testes do HarmonyOS funcionando em dispositivos móveis.