Índice:
Qualquer celular Android que não seja atualizado para sua versão mais recente, Android 9 Pie, pode sofrer um grande ataque e colocar em risco a vulnerabilidade do sistema. Basicamente, ter um celular com um sistema operacional inferior ao Android 9 Pie é como carregar um GPS que pode ser rastreado por qualquer pessoa, não apenas pelo Google, como eles costumam fazer mesmo se tivermos os locais desabilitados. De acordo com o site Phone Arena, graças a um relatório desenvolvido pela empresa de pesquisas Nightwatch Security, essa falha permite que os aplicativos ignorem as permissões que damos e não permitimos, a fim de acessar as informações encontradas no estações do sistema.
Um sistema de rastreamento em seu bolso
Graças a esta vulnerabilidade, os cibercriminosos que a propõem poderão obter o nome da rede WiFi utilizada pelo dispositivo, o nome de identificação de uma rede sem fios local (BSSID), o endereço MAC do dispositivo e os endereços IP locais. Graças a todas essas informações, o hacker pode localizar geograficamente e rastrear qualquer dispositivo móvel até mesmo obtendo o nome da rua onde está localizado.O Google corrigiu esse bug, mas apenas se você atualizar seu celular para o Android 9 Pie. Atualmente, menos de 1% dos telefones Android possuem esta versão do Android dentro deles, então os 99% restantes estão em perigo se seguirmos as informações fornecidas. De acordo com a empresa que descobriu o escândalo de segurança, o Google não tem intenção de resolver o problema nas versões mais antigas do Android.
Além disso, o site continua relatando, o relatório Nightwatch Security não se refere apenas às versões anteriores ao Android 9 Pie dos terminais Android, mas também aos terminais com seu próprio sistema operacional, embora baseados em Android, como os tablets Amazon Kindle Fire. No entanto, como dissemos antes, o Google não vai resolver essa lacuna, então o usuário terá que tomar suas próprias medidas a respeito. O que podemos fazer para evitar esse problema?
Dicas para evitar a brecha de segurança
Tente atualizar para o Android 9 Pie. Se você não quer se meter em problemas, a melhor coisa a fazer é esperar que sua marca decida fazer o upgrade para o Android 9 Pie. Se o seu terminal é um Pixel você já deve ter atualizado, porque são telefones da própria marca Google. Existem também outros aparelhos que já são compatíveis com a versão disponível do Android 9 Pie, como o OnePlus 6, Nokia 7 Plus, Oppo 15 Pro, Sony Xperia XZ2, Vivo X21 ou o Xiaomi Mi Mix 2S.
Não instale nenhum aplicativo fora do Google Play. Às vezes, é tentador baixar um aplicativo pago gratuitamente para economizar alguns euros, mas é uma estratégia altamente desencorajada. Existe a possibilidade de um aplicativo fora do protocolo de segurança da loja de aplicativos da Play Store estar infectado com algum tipo de vírus, então é melhor limitar os downloads dentro da Play Store.
Instale um bom antivírus em seu terminal. Você tem à sua disposição, na Play Store, diversos antivírus gratuitos que podem te ajudar a deixar o telefone menos vulnerável, mesmo que ele não tenha o Android 9 Pie instalado.
