Índice:
- O que é equalização e para que serve?
- Melhore a música em um celular usando equalização
- O efeito da equalização
- Como equalizar diferentes estilos de música
- Musica pop
- Rap e Hip-Hop
- Música clássica
Desde que deixaram de ser ferramentas simples de ligar, os celulares multiplicaram suas habilidades. Um muito popular é o reprodutor de música. Ao se tornar um walkman, o telefone se tornou a invenção que muitos de nós usamos para ouvir música.
Ao usar o celular como um equipamento musical portátil, encontramos várias limitações. O primeiro tem a ver com os fones de ouvido que usamos. Outra está relacionada ao hardware e software de nosso próprio telefone. É aqui que podemos aprimorar a experiência usando sistemas para equalizar o som.
O que é equalização e para que serve?
Tecnicamente, a equalização é o processo pelo qual o som é manipulado. As frequências agudas ou graves são reduzidas e assim conseguimos uma audição mais realista, impactante ou neutra. Em suma, podemos desfrutar de uma experiência mais adaptada aos nossos gostos. E para que queremos isso? A resposta é muito simples. Um bom EQ pode melhorar substancialmente a qualidade do áudio. Portanto, se uma música soou muito abafada (por exemplo), após equalizá-la, ela pode ser ouvida de forma mais emocionante e espetacular.
Melhore a música em um celular usando equalização
Este é o ponto crucial da questão. Para saber como equalizar as faixas de áudio de um telefone, devemos ter vários conceitos claros. A primeira é que as frequências são medidas em hertz (Hz) e quilohertz (kHz). Como não queremos ser produtores musicais profissionais, só precisamos saber que quanto mais alto o hertz, mais alto será o som. Portanto, um som de 30 Hz é muito mais baixo do que um som de 1 kHz.
Geralmente, o EQ do seu telefone marca aproximadamente a faixa Hz em que cada barra do EQ se move. Portanto, não é necessário saber de cor qual número de Hz corresponde a cada som. Ainda assim, esta pequena tabela de orientação pode ajudá-lo a relacionar cada faixa de frequência ao seu som.
O segundo conceito que devemos conhecer são os decibéis. O decibel (dB) é a unidade que mede a intensidade de um som. Em outras palavras, os dB são responsáveis por medir a potência de um som. Quanto mais alto o número dB, mais alto a música soará.
Se tomarmos como exemplo o equalizador que o Android inclui por padrão, podemos ver que os decibéis mínimos estão marcados em -10 dB e o máximo em +10 dB. Por sua vez, cada faixa de frequência calcula independentemente os decibéis em que deve soar. A partir dessas informações, nosso objetivo será nivelar o áudio, para que nem os graves, nem os médios, nem os agudos saturem o som, ou ao contrário, não sejam ouvidos com intensidade suficiente.
Historicamente, o objetivo dos aparelhos de som é reproduzir fielmente o timbre e o som dos instrumentos musicais tocados em gravações para imitar o mundo real. No entanto, a própria evolução dos gostos musicais e dos equipamentos de som nos levou a reformular esses princípios sagrados.
Hoje, fãs de música, estamos mais interessados em encontrar uma experiência que transmita emoções. Assim, embora às vezes não ouçamos os instrumentos com tons naturais, não nos importamos, desde que o resultado seja agradável, impressionante ou emocionante do nosso ponto de vista subjetivo. Para isso, podemos usar o equalizador.
O efeito da equalização
Neste mesmo exemplo do equalizador Android, vemos que o padrão de equalização está no modo rock. Se prestarmos atenção nas barras de frequência, notaremos que os sub-graves e agudos são intensificados, enquanto as frequências médias permanecem em 0 dB. Se fôssemos ouvir uma música rock com esse padrão, perceberíamos que o som do baixo e bumbo teriam mais presença, assim como as notas mais agudas da guitarra ou os pratos da bateria. No entanto, as frequências médias dentro do espectro de frequência (voz, guitarra, sax, etc.) serão ouvidas mais baixas.
Como dissemos antes, esta informação é muito útil para nos guiar se formos novos no EQ. No entanto, para fazer sua música soar melhor, essas dicas podem ser de grande ajuda. Experimente o equalizador para encontrar a melhor qualidade de áudio do seu ponto de vista. Você verá como notará que a experiência às vezes melhora, enquanto outras vezes o som não é do seu agrado.
Como equalizar diferentes estilos de música
Infelizmente, um único estilo de música é insuficiente para explicar a operação real do EQ. É por isso que apresentamos diferentes estilos musicais, todos com seu padrão de equalização, para entender em profundidade como o equalizador afeta nossa música.
No entanto, devemos levar em consideração dois dados muito importantes. A primeira é que, embora as orientações que indicamos sejam usadas para os estilos de música que propomos, cada música tem uma equalização ótima, que é isolada do resto das músicas. Isso implica que, embora as equalizações que propomos não sejam as perfeitas para cada música, são as mais úteis para cada gênero.
Os outros dados a ter em conta estão relacionados com a voz. Infelizmente para nós, a voz não depende de um único valor de EQ. Isso ocorre porque cada voz é diferente e, em cada música, a voz se move em uma faixa de frequência diferente. É por isso que, para uma equalização correta da voz, devemos reconhecer a frequência em que ela está e equalizá-la de acordo.
Musica pop
Na música pop, você geralmente gosta que seus meios-tons soem limpos e agudos. Nestes tipos de canções a voz, guitarras e instrumentos de sopro ganham presença. Portanto, para equalizar as canções pop é bom aumentar as frequências médias, enquanto as gamas altas e baixas não devem ter tanta presença. O resultado é perceptível desde o primeiro momento. Os instrumentos que conduzem a melodia principal se destacam acima dos instrumentos de apoio.
Rap e Hip-Hop
Tanto o rap quanto o hip-hop podem ser equalizadores com a mesma configuração. Como você pode ver na imagem, a semelhança dessa configuração com a do rock é impressionante. No entanto, o objetivo desse equalizador no rap e no hip-hop é aprimorar o som da base. Desta forma, o ritmo definido pela base terá uma grande presença durante as músicas, enquanto a voz será integrada à música.
Música clássica
Finalmente, queremos aconselhar na equalização de um estilo muito mais complexo. Infelizmente, é muito difícil atribuir um único ambiente à música clássica. No entanto, a equalização da imagem é um meio-termo para qualquer peça de música clássica que queremos ouvir em nosso telefone. Isso se deve ao grande número de variações de intensidade e ao jogo entre as frequências desse estilo. Portanto, o subwoofer e o aumento dos agudos são nossa melhor opção.
Se somos fãs de som natural, tudo isso nos parecerá trivial. E é que o verdadeiro fã de música ao vivo prefere gastar mais com o equipamento de som e evitar equalizações que colorem a música. Aqueles de nós que pertencem a este grupo fogem do empate. Preferimos não corrigir o produtor musical que mixou cada álbum e seguimos o caminho de um som realista onde o piano soa como piano e violinos como violinos.