Índice:
- Mas ... quais benefícios podemos obter com uma câmera TOF?
- Celulares com câmeras TOF
- Samsung Galaxy S10 5G
- Huawei P30 Pro
- Honor View 20
- LG G8 ThinQ
2019 foi marcado por celulares com três e quatro câmeras, alguns deles com câmeras TOF, um termo que você certamente já ouviu, mas talvez não saiba bem o que significa. TOF significa a sigla em inglês "Time of Flight" ou, para você entender melhor, time of flight camera. Basicamente, é um sensor que emite feixes de luz infravermelha para medir a profundidade. Dessa forma, a distância em que um objeto está dentro da foto é calculada com mais precisão.
Apesar de ser uma nova tecnologia na indústria de telefonia, os sensores TOF já existem há muito tempo. Sem ir mais longe, a segunda versão do Kinect incluía um sensor TOF poderoso o suficiente para projetar a cena em uma sala. Graças a isso, o dispositivo da Microsoft foi capaz de criar um modelo tridimensional do que estava ao seu redor. Em relação aos telefones celulares, podemos dizer que com esta tecnologia a qualidade da digitalização 3D pode ser melhorada. E é que com apenas uma emissão de luz infravermelha é possível calcular a profundidade com rapidez e boa precisão.
Além disso, o ToF usa menos recursos do processador para realizar suas funções, portanto, o consumo de energia é mínimo. A tudo isto devemos acrescentar que realiza um reconhecimento facial mais rápido, já que não necessita de luz externa. Também melhora a digitalização de objetos, reconhecimento de gestos, medição de distância e volume, qualidade do modo retrato e realidade aumentada.
Mas… quais benefícios podemos obter com uma câmera TOF?
A explicação teórica é boa, mas no que tudo isso realmente se traduz? No qual podemos alcançar maior qualidade de imagem em situações de pouca luz. Até agora, a câmera secundária era usada exclusivamente para medir esse desfoque de fundo, embora os resultados nem sempre sejam positivos em locais onde o brilho é ruim. A experiência nos diz que a operação com duas câmeras não é tão eficaz quanto uma câmera e TOF. Em todo caso, a combinação de dois sensores e o TOF é a melhor neste caso, pois o que se ganharia no desfoque de fundo com uma única câmera e o TOF, se perderia na telefoto e na possibilidade de poder usar o segundo sensor para outras coisas, como grande angular ou macro, ou para calcular o desfoque.
Celulares com câmeras TOF
Há uma grande variedade de sensores TOF, cada um com uma resolução específica. Na verdade, pode haver algumas diferenças entre os diferentes modelos de terminais Android. A seguir, revisamos alguns dos celulares que possuem essa tecnologia.
Samsung Galaxy S10 5G
O atual carro-chefe da empresa sul-coreana em sua versão 5G, o Samsung Galaxy S10 5G, possui um sensor TOF em sua seção fotográfica. Especificamente, é um quarto sensor do tipo ToF 3D, que será útil para fotos no modo retrato e nos permitirá gravar vídeos com desfoque. Esta câmera principal também inclui um sensor principal de 12 megapixels com abertura variável f / 1.5-f / 2.4, estabilização ótica e foco automático Dual Pixel. Isso é acompanhado por um segundo sensor ultra grande angular de 16 MP com abertura f / 2.2 e campo de visão de 123º, bem como uma terceira teleobjetiva de 12 MP com abertura f / 2.4, estabilização ótica e zoom ótico 2x.
Huawei P30 Pro
O Huawei P30 Pro é outro dos celulares que incluem, em seu caso, uma quarta lente TOF de 8 megapixels para adicionar informações de profundidade de campo e criar efeitos de desfoque de boa qualidade. Além disso, ao lado dele, encontramos um sensor principal grande angular de 40 megapixels com estabilização de imagem e abertura de f / 1.6, junto com um segundo sensor ultra-grande angular de 20 megapixels e abertura f / 2.2 e um terceiro sensor telefoto de 8 megapixels com zoom óptico de 5X. Este é justamente outro de seus pontos fortes, já que com este zoom 5x poderemos aproximar objetos distantes da imagem sem perda de qualidade, mesmo em situações de pouca luz.
Honor View 20
Nós o conhecemos no início do ano com uma câmera dupla, composta por um sensor principal Sony de 48 megapixels ef / 1.8, acompanhada de um sensor ToF para melhorar as capturas em modo retrato. Existe também o algoritmo AI, que analisa as cenas e define valores como cor ou contraste automaticamente para aumentar a qualidade das fotos. Mas não é só sua câmera TOF e a principal que leva todos os olhos. O Honor View 20 também possui um orifício na tela onde fica alojada a câmera para selfies, que neste caso tem resolução de 25 megapixels.
LG G8 ThinQ
Por fim, o LG G8 ThinQ, atual carro-chefe da empresa sul-coreana, é outro dos telefones que se orgulha de incluir uma câmera com tecnologia ToF que a empresa batizou de Z Camera. Essa câmera, junto com a incorporação de sensores infravermelhos, compõe o sistema Hand ID. Isso significa que o dispositivo pode identificar o usuário reconhecendo a espessura e o formato da palma da mão. Desta forma, você só precisa colocar uma mão previamente registrada na frente do sensor frontal por alguns momentos para poder desbloquear o terminal. Portanto, a Câmera Z do LG G8 faz uso do sensor TOF em sua parte frontal para criar um novo sistema biométrico que está vinculado ao reconhecimento facial e ao leitor de impressão digital.
Este não é o único uso da câmera TOF do LG G8 ThinQ. Isso também é usado para obter melhores imagens ao executar o modo retrato. A câmera calcula os raios infravermelhos refletidos em objetos para medir a profundidade com mais precisão e rapidez. Além disso, a câmera funciona tão bem mesmo em ambientes com muita luz.