Índice:
- O que é uma tela infinita, definição e origem do termo
- As vantagens e desvantagens das telas infinitas
Com a chegada do Mobile World Congress, chegam as apresentações de uma grande variedade de dispositivos. Durante esse tipo de evento, grandes empresas nos mostram as últimas revoluções em tecnologia. Por isso, é bastante comum que, durante essas feiras, ouçamos muitos termos cujo significado desconhecemos. Dentre esses termos, um dos mais repetidos nas diversas conferências é a tela infinita. Ouvir que um terminal tem tela infinita está se tornando cada vez mais comum, sem dúvida. Mas o que isso significa exatamente?
E é que muita gente ainda não entendeu o conceito. Portanto, hoje propomos lançar um pouco de luz sobre este termo. Desta forma, nosso objetivo será explicar o que implica um telefone com tela infinita, além das vantagens e desvantagens que pode ter.
O que é uma tela infinita, definição e origem do termo
Os aparelhos com tela infinita têm como principais características uma relação de aspecto de 18: 9 e um display ocupando 80% ou mais da frente do aparelho. A principal característica dessas duas é a primeira, uma vez que não há concordância para a segunda característica. Algumas fontes indicam uma porcentagem maior e outras fontes uma porcentagem de tela menor. A esses dois recursos são adicionados outros, como, por exemplo, a extensão da tela nas laterais do telefone.
A primeira empresa a usar o termo tela infinita para se referir a essa tecnologia foi a Samsung, que usou esse nome para apresentar seu Samsung Galaxy S8, S8 + e Note 8. No entanto, esses tipos de tela já existiam antes de a Samsung os apresentar. Por esse motivo, os celulares com essa tecnologia receberam vários nomes. Nomes como "celulares de visualização completa" ou "telas sem moldura" são os mais comuns, junto com o do nosso proprietário.
Voltando à marca coreana, pode-se dizer que eles marcaram o caminho a seguir para o design das telas infinitas. Seguindo o exemplo do Galaxy S8, S8 + e Note 8, muitas empresas tentaram imitar o estilo dos coreanos. E isso tem acontecido, em grande parte, pelas vantagens que o uso da tela infinita proporciona.
As vantagens e desvantagens das telas infinitas
Por ser uma tecnologia muito recente, todos os prós e contras de usar uma tela infinita não são conhecidos ao certo. Porém, graças ao aumento de terminais com este tipo de tela, podemos diferenciar algumas vantagens e desvantagens oferecidas pelas infinitas telas.
Por falar nas vantagens, uma das mais óbvias é a melhoria estética. O aumento da tela nas laterais dá uma aderência extra ao resto do terminal. Assim, as margens superior e inferior são ainda mais reduzidas. Além disso, a tela infinita traz melhor qualidade às imagens panorâmicas. Por outro lado, e com foco no design de tela infinita da Samsung, as bordas laterais da tela permitem que você tenha controle contínuo de notificações, mesmo enquanto assiste a um vídeo.
Agora vamos passar para as desvantagens. Podemos destacar que a mudança na proporção da imagem pode ser estranha durante o uso no modo paisagem. No entanto, pode ser devido ao que já discutimos sobre o recente surgimento deste novo design de tela. Além disso, outro problema seria o desaparecimento dos botões laterais ou sua mudança de posição, inclusive do leitor de impressão digital.
Mas, como dissemos, é muito cedo para saber com certeza os prós e os contras das telas infinitas. Portanto, a maioria desses prós e contras é baseada em sensações subjetivas. Então, nós o convidamos a nos dizer o que você pensa sobre essas telas, e compartilhar conosco sua opinião sobre seu design.
