Índice:
- Limpe o cache e os dados do WhatsApp
- Limite os processos do WhatsApp em segundo plano
- Instale uma versão mais antiga do WhatsApp
- Ou use o WhatsApp Business, a versão para profissionais
"WhatsApp consome bateria no iPhone", "WhatsApp consome bateria no Xiaomi", "consumo exagerado de WhatsApp em segundo plano"… Após a última atualização do WhatsApp, não foram poucos os usuários que relataram que o aplicativo consome muita bateria em segundo plano. Aparentemente, os problemas de bateria do WhatsApp têm a ver com uma má otimização de alguns processos do aplicativo que são executados quando o encerramos. As consequências, de acordo com vários usuários de Android e iPhone, estão chegando a marcas de celular como Apple, Xiaomi, Huawei, Samsung e OnePlus. O WhatsApp consome bateria do seu celular? Descubra as quatro soluções possíveis.
Limpe o cache e os dados do WhatsApp
Uma lousa limpa pode ser usada para remover todas as configurações do WhatsApp que estão causando o consumo excessivo da bateria, e que melhor maneira do que remover o armazenamento do aplicativo e os dados armazenados no cache.
Nesse caso, o processo é tão simples quanto ir para a seção Aplicativos em Configurações. Em seguida, localizaremos o WhatsApp e acessaremos sua configuração. Dentro disso, selecionaremos Armazenamento e clicaremos nas duas opções que o assistente nos oferece: Limpar cache e Limpar todos os dados.
Por fim, acessaremos novamente o WhatsApp e inseriremos os dados de login (número de telefone e código de verificação).
Limite os processos do WhatsApp em segundo plano
O problema da bateria do WhatsApp no Android está intimamente relacionado aos processos do aplicativo em segundo plano. Portanto, a melhor maneira de evitar gastos excessivos é limitar a atividade do WhatsApp em segundo plano.
Em camadas como MIUI da Xiaomi ou EMUI da Huawei e Honor, podemos ir para a seção de Aplicativos. Nas configurações do WhatsApp, clicaremos em Economia de bateria ou Bateria e selecionaremos a opção Restringir aplicativos de fundo ou Restringir atividade de fundo. Se fixamos o aplicativo para multitarefa, é recomendável liberá-lo pressionando longamente e selecionando o cadeado.
Instale uma versão mais antiga do WhatsApp
Se nenhum dos métodos anteriores funcionou, é bem provável que o problema da versão do WhatsApp que instalamos no celular não tenha solução. Portanto, a única solução viável é justamente instalar uma versão anterior do WhatsApp por meio de um APK externo.
No APK Mirror podemos ver um histórico com todas as versões do WhatsApp. É melhor usar uma versão com várias semanas para evitar cair no mesmo problema de bateria. Para instalar o aplicativo, no entanto, teremos que ativar a caixa Instalar aplicativos de fontes desconhecidas na seção Segurança em Configurações.
Ou use o WhatsApp Business, a versão para profissionais
O WhatsApp Business é a versão profissional do popular aplicativo de mensagens. Por experiência própria, o aplicativo não apresenta nenhum tipo de problema relacionado à bateria.
Para instalar o aplicativo, basta ir até a Play Store ou App Store e escrever o nome do aplicativo, não sem antes desinstalar a versão do WhatsApp que instalamos em nosso celular. Depois de registrar nosso número de verificação pessoal e código, teremos que atribuir um negócio fictício à nossa conta. O resto das funções em comparação com a versão base do WhatsApp são praticamente idênticas.