Índice:
O Mobile World Congress é um dos eventos de telefonia móvel mais importantes do ano. É realizada na cidade de Barcelona, e entre os dias 24 e 27 de fevereiro são apresentadas todas as novidades tecnológicas que vão marcar a trajetória do mercado de telefonia móvel neste ano de 2014. Tanto os grandes fabricantes como as empresas mais modestas já prepararam as novidades que vão anunciar neste evento, e a seguir iremos contar-lhes quais os telefones que podemos esperar ver neste evento tecnológico. Não vamos esquecer que alguns telefones já foram oficialmente confirmados, mas muitos outros permanecem um mistério até poucos dias após o Mobile World Congress.
Samsung
Os sul-coreanos Samsung são um dos fabricantes mais esperados neste evento. Embora não haja confirmação oficial, todos os rumores sugerem que poderemos assistir a uma apresentação oficial do novo smartphone Samsung Galaxy S5. Será o celular de última geração que a empresa já fabricou até agora, e dizem que uma de suas grandes novidades pode ser um leitor de impressões digitais integrado diretamente ao botão Iniciar. Quanto às suas especificações, é muito provável que encontremos um telemóvel com ecrã de 5,25 polegadas, um processador com quatro ou até oito núcleos, uma RAM de 3 GigaBytes, Interna de armazenamento até a 128 gigabytes e uma câmara principal de 16 megapixels. A apresentação deste celular poderá ocorrer no dia 24 de fevereiro.
HTC
A empresa taiwanesa HTC também está mantendo muito sigilo antes da MWC. Tudo indica que este fabricante apresentará durante este evento o seu novo HTC M8, sucessor do atual HTC One. Este celular pode incorporar uma tela de cinco polegadas, um processador Qualcomm Snapdragon 800 de quatro núcleos a 2,3 GHz, uma memória RAM de dois gigabytes, armazenamento interno de 16 gigabytes, câmara principal de quatro megapixels, tecnologia Ultrapixel e bateria2.900 mAh. Em princípio, a apresentação deste celular está prevista para o dia 25 de fevereiro. Se ecoarmos outros rumores, também poderíamos dizer que há algumas cédulas que a HTC apresenta com o HTC M8 e um HTC M8 Mini com especificações técnicas um pouco mais simples.
Sony
A fabricante japonesa Sony não vai perder este evento e, em princípio, deve apresentar dois celulares. O primeiro seria o Sony Xperia Z2, sucessor do atual Sony Xperia Z1. Falamos de um smartphone que incorpora uma tela de 5,2 polegadas, um processador Qualcomm Snapdragon 800 de quatro núcleos, uma memória RAM de 3 gigabytes, armazenamento interno de 16 gigabytes e uma câmara principal com sensor de 20,7 megapixels.
O outro motivo que poderia ser apresentada neste evento seria o Sony Xperia G. Falamos de um midrange móvel que vem com tela de 4,3 polegadas, processador dual core com velocidade de clock de 1,4 GHz, memória RAM de 1 gigabyte, 16 gigabytes de armazenamento interno e, o mais surpreendente de tudo, Sistema operacional Android em sua versão Android 4.4 KitKat.
E embora não seja um celular, devemos destacar também a possível apresentação do novo tablet Sony Xperia Z2. Suas especificações técnicas seriam formadas por uma tela de 10,1 polegadas, um processador de quatro núcleos rodando a uma velocidade de clock de 2,3 GHz, memória RAM de 3 gigabytes, armazenamento interno de 16 e 32 gigabytes, câmara principal de oito megapixels e bateria de 6.000 miliamperes.
LG
A sul-coreana LG já apresentou o celular que vai mostrar durante o Mobile World Congress. Este é o LG G Pro 2, um smartphone que vem substituir o atual LG G Pro por uma tela de seis polegadas, um processador Qualcomm Snapdragon 800 de quatro núcleos a 2,26 GHz, 3 gigabytes de memória RAM, 16 e 32 gigabytes de armazenamento interno, câmera principal de 13 megapixels e capacidade da bateria de 3.000 mAh.
Também há muitos rumores de que os sul-coreanos apresentarão um LG G2 Mini ao lado de seu carro-chefe. Seria uma versão mais barata e simples do LG G2. Em suas especificações técnicas poderíamos encontrar uma tela de 4,7 polegadas, um processador Qualcomm Snapdragon 800 de quatro núcleos e 2 gigabytes de memória RAM.
De referir ainda que neste evento serão oficialmente apresentados os três telemóveis de gama média que esta empresa apresentou há poucos dias: o LG L90, o LG L70 e o LG L40.
Nokia
O fabricante finlandês Nokia vem jogando jogos com a mídia há muitos meses. Ainda assim, podemos afirmar com quase total segurança que durante este evento poderemos atender pelo menos um desses dois celulares: o Nokia X e o Nokia Lumia 929 Icon.
O Nokia X viria a supor uma grande revolução entre os celulares deste fabricante já que viria de fábrica com o sistema operacional Android (provavelmente em sua versão Android 4.3 Jelly Bean). Seria um primeiro contato do finlandês com o sistema operacional do Google, para que esse celular tivesse uma especificação de alcance baixo-médio que incluísse um display de quatro polegadas, um processador Qualcomm Snapdragon 200 de quatro núcleos, uma memória RAM de 512 MegaBytes e um armazenamento interno de 4 GigaBytes.
Por outro lado também pudemos ver a apresentação do ícone do Nokia Lumia 929. Seria um smartphone com tela de cinco polegadas que foi originalmente anunciado para aterrissar nos Estados Unidos, mas aparentemente a Nokia também poderia apresentar uma versão europeia desse terminal no Mobile World Congress. Todas as outras especificações são complementadas por um processador Qualcomm Snapdragon 800 de quatro núcleos rodando a 2.2 GHz velocidade de relógio, uma memória RAM de dois gigabytes e uma câmera com um sensor20 megapixels.
Huawei
A empresa chinesa Huawei vai aproveitar este evento para apresentar, muito possivelmente, dois novos smartphones. O primeiro seria o Huawei Ascend P7, um celular viria com uma tela de cinco polegadas, um processador de quatro núcleos rodando a 1,6 GHz, uma memória RAM de dois gigabytes, armazenamento interno de 16 gigabytes e uma câmara principal de 13 megapixels.
O outro celular que poderia ser apresentado durante este evento seria o Huawei Ascend D3, sucessor do atual Huawei Ascend D2. Trata-se de um terminal sobre o qual se conhece muito pouca informação, embora uma de suas principais novidades seja um processador de oito núcleos com velocidade de clock ainda não divulgada.
Acer
A fabricante taiwanesa Acer já anunciou as novidades que apresentará no Mobile World Congress 2014. Será um novo telemóvel que passará a fazer parte da gama Liquid desta empresa. Sua aparência será muito semelhante à do Acer Liquid Z5, enquanto suas especificações técnicas estarão mais próximas das características do Acer Liquid S2.
ZTE
A chinesa ZTE também estará presente no evento MWC. Seus gerentes confirmaram que serão vistos neste evento para apresentar o novo ZTE Grand Memo II LTE, um celular que substituirá o atual ZTE Grand Memo. Em princípio, entre suas especificações teremos uma tela de seis polegadas, e praticamente essa é a única especificação que se conhece desse terminal que poderia até ser considerado um phablet (ou seja, um híbrido entre um celular e um tablet).
