Índice:
- O A14 Bionic será o novo cérebro da besta
- Modelos e tamanhos de telas
- Teremos um novo design ou a Apple será uma continuista novamente?
- Não são esperadas grandes mudanças na seção fotográfica
- Data de apresentação, lançamento e preços
Ontem, a Apple fez sua palestra usual em setembro. Embora dessa vez não tenha sido tão "usual", já que não contava com o novo iPhone. O fabricante americano apresentou o Apple Watch Series 6 e o novo iPad Air. Aqueles de nós que acompanham as notícias da Apple sabiam que naquela apresentação não veríamos novos iPhones, mas alguns usuários ficaram um tanto decepcionados. Porém, no final do mês podemos ter um novo keynote, desta vez com o desejado iPhone como protagonista.
No entanto, ontem pudemos conhecer um dos componentes essenciais dos novos smartphones do mercado. O novo iPad Air foi o primeiro dispositivo a lançar o chip A14 Bionic, o processador que quase certamente equipará o novo iPhone 12. Mas o que mais podemos esperar dos novos telefones da Apple? Queríamos fazer uma pequena compilação de tudo o que foi dito e vazado sobre o novo iPhone 12 para ter uma visão global do que podemos esperar no próximo keynote da Apple.
O A14 Bionic será o novo cérebro da besta
Seria muito estranho se a Apple não usasse o chip A14 Bionic em seus novos telefones. Primeiro porque acaba de ser lançado pelo novo iPad Air e segundo porque o A14x provavelmente será reservado para um futuro iPad Pro.
E, honestamente, porque o chip parece ser uma verdadeira besta. É um SoC com tecnologia de processo de 5 nanômetros que integra 11,8 bilhões de transistores no mesmo espaço ocupado pelos chips anteriores. O novo CPU, que tem seis núcleos (quatro para eficiência e dois para desempenho), é 40% mais rápido que o A12 Bionic. Além disso, também melhora na seção gráfica, com gráficos 30% mais rápidos segundo a Apple.
O Motor Neural também foi aprimorado, que agora tem 16 núcleos capazes de processar 11 trilhões de operações por segundo. Isso se traduz em um desempenho de aprendizado de máquina 70% melhor do que o modelo anterior.
Modelos e tamanhos de telas
Certamente você notou que no início falamos sobre "o iPhone 12". E é que todos os rumores garantem que este ano teremos uma das mais completas gamas de iPhone da história da Apple. Já vimos que a empresa está tentando diversificar para atrair um público mais amplo, então o lógico é pensar que seguirá a mesma estratégia com seu produto carro-chefe.
Se os rumores forem verdadeiros, o alcance do iPhone 12 pode ser o seguinte:
- iPhone 12
- iPhone 12 Max
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
O iPhone 12, sem o sobrenome Pro, será o modelo de entrada, como o atual iPhone 11. Porém, este ano poderíamos ter dois tamanhos diferentes. O iPhone 12 teria uma tela de 5,4 polegadas com resolução de 2.340 x 1.080 pixels; enquanto o iPhone 12 Max teria uma tela de 6,4 polegadas com resolução de 2.532 x 1.170 pixels. Ainda não está claro se todos os modelos darão o salto para a tecnologia OLED ou, inversamente, os modelos mais baratos terão painéis LCD.
Com o modelo Pro, a mesma estratégia será mantida, porém aumentando o tamanho das telas. Por um lado teremos o iPhone 12 Pro, com tela OLED de 6,1 polegadas com resolução de 2.532 x 1.170 pixels. Por outro lado, estará o modelo top de linha, o iPhone 12 Pro Max, com tela OLED de 6,7 polegadas com resolução de 2.778 x 1.284 pixels.
Esses dados parecem bem definidos, embora a Apple sempre possa nos surpreender. Porém, o que não está nada claro são as taxas de atualização que as telas terão. Os telefones Android top de linha já têm telas de 120 Hz ou até mais, mas ainda não sabemos se veremos isso este ano no iPhone. Alguns analistas garantem que os modelos Pro terão 120 Hz, herdados do iPad Pro, mas outros acreditam que não será neste ano e sim em 2021, quando essas telas chegarem ao iPhone. Teremos que aguardar a apresentação oficial para confirmá-la.
Teremos um novo design ou a Apple será uma continuista novamente?
Este ano está na hora. Mudança de design de toque. Mas, honestamente, não sabemos quais são os planos da Apple para 2020. Rumores apontam para uma mudança de design, pelo menos no que diz respeito ao corpo do dispositivo. Segundo analistas, ele voltaria a ter um design mais quadrado, semelhante ao que vimos no iPhone 4, mas atualizado para os tempos atuais. Seria assim conseguido um design mais parecido com o do iPad Pro, que parece ser o equipamento que marca as linhas de design que a Apple seguirá nos próximos anos.
O que não parece que está indo embora é o entalhe na tela. Alguns rumores falam de uma possível redução de seu tamanho e outros garantem que o que a Apple fará é ajustar mais as molduras laterais para que o entalhe pareça menor, mas na realidade manterá seu tamanho. Teria sido difícil para a Apple colocar a câmera embaixo da tela, mas, honestamente, seria uma grande surpresa se víssemos este ano.
Por outro lado, o novo iPad Air inclui um novo Touch ID, colocado no botão de energia do dispositivo. Se a Apple tivesse conseguido reduzir esse sensor ao tamanho do iPhone, poderíamos ter um iPhone 12 sem um entalhe na tela. Mas esses são apenas nossos pensamentos, já que os vazamentos sugerem que o Face ID continuará a estar em todas as versões do iPhone 12.
O que já ficou bastante claro, e está praticamente confirmado após a apresentação de ontem, é que teremos novas cores em todos os modelos do iPhone 12. O iPhone 12, sendo o modelo mais barato, será o que oferecerá as cores mais marcantes. É quase certo que teremos disponíveis os novos verde e azul celeste vistos no iPad Air, mas também pode vir com alguns ainda mais ousados, como o amarelo ou o vermelho.
Já no iPhone 12 Pro, night blue parece ser a nova cor exclusiva para este modelo. Não sabemos se a Apple manterá a noite atual verde ou se ela será substituída por azul. Mas essa cor já foi vista em vazamentos e também ontem a Apple apresentou um Apple Watch Series 6 em azul escuro. Tudo se encaixa.
Não são esperadas grandes mudanças na seção fotográfica
Uma das seções mais importantes de um celular de última geração como o iPhone é a seção fotográfica. No entanto, este ano, os rumores e vazamentos se concentraram mais em outros aspectos do dispositivo. Portanto, tudo parece indicar que não teremos grandes mudanças a nível fotográfico no iPhone 12.
Não podemos levar nada para confirmado até que a Apple diga em seu keynote, mas todos os vazamentos sugerem que o sistema de três câmeras permanecerá nos modelos Pro. Claro que vai incluir o sensor LIDAR que já conhecíamos no último iPad Pro. Parece que a Apple continua a pensar que a realidade aumentada será muito importante no futuro.
Parece também que o sistema de câmera dupla permanecerá no iPhone 12 e no iPhone 12 Max. Isso pode significar que a Apple teria se concentrado mais este ano no processamento de imagens, deixando um pouco de lado a seção puramente técnica. E não é algo que tem que ser ruim, pelo contrário, o Google mostrou que o processamento de imagens é quase mais importante do que o hardware.
Data de apresentação, lançamento e preços
Uma das grandes incógnitas desta geração do iPhone é quando eles serão apresentados. Sabemos que setembro é o mês da Apple, mas foi o próprio fabricante que confirmou que o lançamento do iPhone 12 demoraria "algumas semanas".
A data de apresentação do iPhone 12 ainda não foi confirmada pela Apple. Ou sim? Na imagem que você tem nestas linhas você pode ver um breve momento do vídeo de apresentação do novo iPad. Nele, você vê um menino escrevendo uma data, 30 de setembro de 2020.
Pode ser apenas uma teoria maluca, mas a Apple tende a jogar muito bem com essas coisas. Além disso, embora pelos cabelos, continuaria a ser um evento realizado em setembro, algo importante para a empresa. Claro, se essa teoria tem algum fundamento ou não saberemos em breve, pois se a apresentação for nesse dia, os convites devem chegar à imprensa nos próximos dias.
Os menos otimistas apontam para um evento de apresentação para meados de outubro, por volta do dia 12 de outubro deste ano. Além disso, nesse mesmo dia o novo iPhone 12 seria colocado em pré-venda, mantendo assim a forma usual de atuação do fabricante.
Quanto ao lançamento, sabemos que a Apple costuma lançar uma semana após a apresentação. No entanto, este ano o COVID-19 pode ter afetado a produção e já se fala em um lançamento várias semanas após a apresentação oficial. Portanto, o lançamento do iPhone 12 pode ser adiado até o final de outubro.
E só precisamos falar sobre preços. Alguns dos analistas mais importantes que acompanham a situação atual da empresa apple garantem que a Apple manterá em grande parte os preços do iPhone 12 em relação à geração anterior. Fala-se que o iPhone 12 mais barato poderia ter um preço interessante de US $ 650. O topo de linha, o iPhone 12 Pro Max, custaria a partir de US $ 1.100. Segundo analistas, os preços seriam assim:
- iPhone 12: a partir de $ 650
- iPhone 12 Max: a partir de $ 750
- iPhone 12 Pro: a partir de $ 1.000
- iPhone 12 Pro Max: a partir de $ 1.100
Estes preços vão subir na sua transformação em euros, como é habitual. Para se ter uma ideia, o iPhone 11 mais barato tem um preço oficial de 810 euros. Com um modelo Max este ano, é possível que a Apple baixe o preço do iPhone 12 mais básico, o que seria uma notícia muito boa.
A última pergunta que temos é o que acontecerá este ano com o armazenamento. A Apple geralmente é muito mesquinha nesse aspecto, por isso há muito tempo que pedimos para aumentar a capacidade mínima de armazenamento dos iPhones. Mas vendo o que aconteceu com o iPad (32 GB para o iPad de 8ª geração e 64 GB para o iPad Air), é bem possível que, mais um ano, a empresa apple decida que seus celulares terão um armazenamento inicial de 64 GB. Vamos torcer para que pelo menos no Pro eles comecem com 128 GB.