Índice:
- O que significa ser um usuário root
- Vantagens e desvantagens de fazer root em um celular
- Como fazer root em um telefone
Todos nós já ouvimos ou vimos em algum lugar o termo 'root' ou 'root' em um celular. Mais e mais pessoas falam sobre esse processo e o levam a cabo. Mesmo assim, ser usuário root de um celular ainda é um mistério para muitas pessoas, que não sabem a que o termo se refere ou não entendem as vantagens e desvantagens que essa prática acarreta. Portanto, tentaremos explicar o mais claramente possível o que significa ser usuário root e o que isso implica.
O que significa ser um usuário root
A primeira pergunta que surge quando não se sabe nada sobre esta prática é: O que significa ser um usuário root ou ter um telefone rooteado? O root é um processo especial para dispositivos com sistema Android, que visa obter acesso total ao nosso terminal. Essa prática é realizada porque algumas operadoras de telefonia e um fabricante limitam a personalização e as opções que podemos acessar em nosso dispositivo. Basicamente, fazer o root de um celular nos permite superar essas limitações. Um exemplo dessas limitações é o controle sobre os aplicativos instalados por padrão. Se tivermos acesso ao usuário root ou superusuário, é possível desinstalar esses aplicativos.
Ainda assim, não devemos confundir este termo com o famoso Jailbreak para celulares da Apple. O Jailbreak é feito principalmente para instalar aplicativos em um iPhone externo à App Store. Por sua vez, o Android não precisa de nenhum acesso extra ao sistema para instalar aplicativos externos ao Google Play. Porém, ambas as práticas implicam na perda da garantia do aparelho, por isso devem ser realizadas com extremo cuidado; Além de estarmos sempre cientes do que estamos fazendo, pois um erro pode ser fatal.
Vantagens e desvantagens de fazer root em um celular
Como mencionamos antes, um telefone com acesso root não tem limitações. Isso implica uma infinidade de possíveis usos e benefícios. Ter um celular enraizado nos permite remover aplicativos do sistema ou substituí-los por outros. O acesso de superusuário também nos permite deletar arquivos do sistema, ou até deletar todo o sistema, se o que queremos é instalar outro ou usar uma versão mais recente.
Mas o enraizamento não concede permissões apenas ao usuário do telefone. Existem inúmeros aplicativos, principalmente os de personalização, que precisam ser executados em um terminal com acesso root. Ao conceder acesso de superusuário, o aplicativo será capaz de modificar os arquivos de sistema necessários para funcionar corretamente.
Mesmo assim, também falamos levianamente sobre os perigos de fazer root em um celular. O simples facto de efectuar este processo conduz à perda automática da garantia do nosso dispositivo, uma vez que fazer o root de um telemóvel implica alterar o estado de fábrica do terminal de forma não oficial. Essa prática também pode levar à desativação do celular. Se as etapas não forem seguidas à risca ao fazer o root em um telefone, ele pode permanecer no estado de 'tijolo'. Ou seja, será totalmente inútil. Este estado também pode ser alcançado se, após acessarmos o superusuário, alterarmos um arquivo de sistema de chave sem saber o que estamos fazendo.
Como fazer root em um telefone
A esta altura muitos já estarão pensando em como acessar o superusuário e qual o método mais confortável e definitivo. Infelizmente, não existe um método único, pois cada fabricante constrói seus terminais de sua própria maneira. Além disso, há uma grande lacuna quando se trata de fazer o root de um telefone, uma vez que não está claro se ele viola alguma lei sobre conteúdo protegido. Por isso, o mais aconselhável é conhecer primeiro a legislação em vigor (que é diferente para cada país).