Índice:
- Nem pense em usar um secador de cabelo para consertar seu celular molhado
- O método do arroz funciona (mas nem sempre)
- O melhor método para economizar nosso celular é ... Álcool!
- Existe um produto vendido na internet que promete reviver meu celular, funciona?
- Conclusão: desligue o celular o mais rápido possível e não aplique calor
Apesar de as proteções IP67 e IP68 estarem sendo estabelecidas aos poucos nos celulares, a verdade é que a maioria dos telefones de gama média e baixa carece desse tipo de certificação. A isso devemos acrescentar que os modelos que compõem esta certificação não estão isentos de danos por líquidos. Na verdade, os próprios fabricantes recomendam não mergulhar seus dispositivos na água. Se você chegou até aqui, seu celular entrou em contato com água. Mergulhar o celular no arroz ou aplicar ar quente nele são algumas das soluções mais populares que podemos encontrar na Internet. Mas quais desses truques funcionam e quais são mitos? O vemos.
Nem pense em usar um secador de cabelo para consertar seu celular molhado
Pode parecer ilógico, mas a verdade é que aplicar calor ao telefone pode ser contraproducente. Primeiro, porque não nos fará nenhum bem. E segundo, porque pode danificar a placa-mãe do telefone. Os motivos são simples: soprar ar pelas portas do telefone não removerá os líquidos submersos na placa-mãe. Na verdade, é provável que o próprio vapor d'água gerado acabe oxidando os componentes, que irão degenerar em danos irreparáveis a determinados elementos eletrônicos.
Deve-se acrescentar que a aplicação de calor em certos componentes pode danificar algumas peças de plástico ou metal. A bateria é um dos itens mais sensíveis ao calor. Também os cabos coaxiais que conduzem a conexão da antena de rede à placa-mãe. E assim por diante com dezenas de componentes.
O método do arroz funciona (mas nem sempre)
Outro truque vendido como solução para consertar um móbile molhado é mergulhar o aparelho em arroz. Em teoria, esse cereal absorve umidade do meio ambiente para engordar sua própria fibra. E de fato é, mas isso significa que serve como solução final para salvar um móbile que ficou submerso na água.
A primeira coisa que devemos levar em consideração é o tipo de água: mergulhar o telefone em água doce não é o mesmo que em água salgada. Se for o último, é mais provável que o dispositivo não sobreviva. O sal e os diferentes sedimentos causam corrosão nos componentes que raramente têm solução. No primeiro caso, existe uma grande probabilidade de salvar o telefone se ainda não houver corrosão.
A maneira ideal de consertar um celular molhado com esse método seria desmontar o chassi do telefone. Por exemplo, a tampa traseira, o conector de carregamento e até a bateria. Se isso não for possível, a única solução viável é desligar o celular imediatamente, mergulhar no arroz e orar muito e bem. É aconselhável deixar o telefone em repouso por no mínimo 24 horas, embora seja melhor deixá-lo pelo menos 48 ou até 72 horas em muito arroz.
O melhor método para economizar nosso celular é… Álcool!
Mas não beber álcool ou álcool de armário de remédios, não. Álcool isopropílico, embora para os ruins também podemos recorrer ao álcool de armário de remédios desde que sua concentração mínima seja de 97%.
Ao contrário da água, o álcool evapora quase instantaneamente. O segredo para usar álcool em alta concentração é que ele pode carregar a água consigo. Resumindo: para consertar um celular molhado em água teremos que mergulhar o aparelho em álcool. Sim, você leu certo. Em álcool.
Idealmente, isso deve ser feito removendo a bateria e alguns componentes sensíveis à corrosão. Como isso não é possível na maioria dos modelos que existem atualmente no mercado, teremos que nos limitar a desligar o telefone e deixá-lo repousar no álcool por alguns minutos. 2, 3, 4 ou até 10 minutos. O suficiente para penetrar em todos os lugares.
Por fim, vamos secar o telefone com papel absorvente para remover todo o líquido do chassi. Podemos combinar este método com o truque do arroz para maximizar a eficácia dos dois métodos. Claro, primeiro no álcool e depois no arroz, justamente para evitar a corrosão dos componentes.
Existe um produto vendido na internet que promete reviver meu celular, funciona?
Nos últimos anos, dezenas de produtos chegaram à Internet com a promessa de reviver qualquer celular molhado. Um desses produtos é o Waterrevive Blue, um líquido que oferece uma eficácia de 98% nas palavras da própria empresa. Mas isso realmente funciona?
A verdade é que sim, ou pelo menos na maioria dos casos. Nem é uma panacéia. Esses tipos de produtos geralmente são baseados em um tipo de álcool isopropílico destinado à limpeza de componentes eletrônicos. Na verdade, as indicações para esses produtos costumam ser semelhantes às mencionadas nos parágrafos anteriores: mergulhar o telefone por vários minutos no líquido, deixá-lo repousar sobre uma superfície e ligá-lo após as primeiras 24 horas.
Se nenhum curto-circuito ocorreu, é muito provável que o telefone volte a funcionar. Também pode ser o caso de o dispositivo ligar, mas não responder a toques na tela ou não ser capaz de emitir sons do alto-falante. Isso ocorre porque alguns componentes entraram em curto. A solução é substituir o componente em questão.
Conclusão: desligue o celular o mais rápido possível e não aplique calor
Assim é. A primeira causa de danos por líquido não é o próprio líquido, mas a corrosão e o curto-circuito. Desligando o celular imediatamente poderemos evitar o segundo. Se seguirmos o método correto, seremos capazes de evitar o primeiro. Claro, devemos deixar claro que em nenhuma circunstância podemos aplicar calor ao dispositivo, por mais ilógico que possa parecer. Além da provável corrosão de certos componentes, é altamente provável que alguns elementos sejam danificados pelo cominho. Então, fora de secadores ou pistolas de calor.