Índice:
- Samsung Galaxy Note 9 (9 de agosto)
- iPhone (setembro)
- LG V40 ThinQ (setembro)
- Sony Xperia XZ3
- Huawei Mate 20 e Mate 20 Pro (meados de outubro)
Embora já tenhamos visto uma grande parte dos aparelhos topo de linha para este ano, ainda não recebemos alguns como eles merecem. Sem ir mais longe, a Samsung ainda não anunciou seu próximo phablet Galaxy Note 9. A Huawei, por sua vez, fará o mesmo com o Mate 20 e o Mate 20 Pro. A Sony é outra empresa que vai colocar a fasquia muito alta com o Xperia XZ3. E eles não são os únicos. A LG ainda precisa mostrar o LG V40 ThinQ na sociedade e, claro, a Apple ainda tem muito a dizer com seu próximo iPhone.
Se você está um pouco perdido e quer colocar em ordem todos os aparelhos de última geração que faltam neste 2018, não pare de ler. Examinamos todos eles.
Samsung Galaxy Note 9 (9 de agosto)
Um dos grandes aparelhos deste ano será anunciado em Nova York no dia 9 de agosto. Referimo-nos, como poderia ser de outra forma, ao Galaxy Note 9. Pelo que sabemos graças aos vazamentos, o aparelho seguiria a tendência da família Note, tela grande, stylus, embora com novidades na seção de potência, câmera e desempenho. O painel teria um tamanho de 6,4 polegadas com resolução de 1.440 x 2.960 e densidade de 514 pixels por polegada. Eles seriam basicamente os mesmos números que já vimos em seu antecessor.
No nível de design, não esperamos muitas mudanças. Ou seja, o Note 9 seria muito semelhante ao seu irmão mais velho. No entanto, rumores concordam que teríamos um quinto botão adicional, embora por enquanto a função que ele teria é desconhecida. Alguns argumentam que pode ser o gatilho de uma câmera física. O botão seria adicionado aos que estão agora presentes na Nota 8: botão Bixby, trava e aumenta e diminui o volume. Além disso, deve-se notar que o Galaxy Note 9 teria quadros ainda menores do que a geração anterior. Aos poucos, a tela infinita será verdadeiramente infinita.
Por outro lado, o telefone viria alimentado por um processador Exynos 9810 de oito núcleos. É o mesmo SoC presente no Samsung Galaxy S9, que funciona a uma velocidade de clock de 2,9 GHz. Pode-se dizer que consome 20% menos que seu antecessor, o Exynos 8895 e é até 40% mais potente. No que diz respeito à RAM, o sul-coreano pode lançar uma versão para a Coreia do Sul com 8 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. Porém, nesta parte do mundo teríamos que nos contentar com 6 GB de RAM e 128 GB de espaço, o que também não seria ruim.
A nível fotográfico, o Note 9 contaria com uma nova tecnologia, recentemente anunciada pela Samsung. Estamos nos referindo ao ISOCELL Plus, graças ao qual os sensores de imagem CMOS capturariam mais luz para imagens mais nítidas e brilhantes, mesmo nas condições mais escuras. Conforme discutido na época, o ISOCELL PLUS adicionaria 15% a mais de sensibilidade em fotos noturnas. Quanto ao resto dos recursos que esperamos, o Samsung Galaxy Note 9 também teria uma bateria maior, 4.000 mAh (com carregamento rápido e carregamento sem fio). O terminal poderá chegar ao mercado por cerca de 800 euros (versão com 128 GB de espaço e 6 GB).
iPhone (setembro)
Setembro é o mês escolhido pela Apple há alguns anos para anunciar novos iPhones. Para este ano a empresa teria preparado três modelos com benefícios e preços diferentes. Pelo que se sabe até agora, os de Cupertino lançariam um iPhone com tela LCD de 6,1 polegadas, outro, conhecido como iPhone X Plus, com painel OLED de 6,5 polegadas. Finalmente, eles também colocariam no mercado uma atualização do atual iPhone X de 5,8 polegadas, que seria o mais contido dos três, mas com uma tela que ultrapassaria em muito a do atual iPhone 8.
Como é lógico, há muita expectativa nesse sentido, principalmente no que diz respeito à questão econômica. O iPhone X foi um dos telemóveis mais caros de 2017, com um preço que ultrapassa os 1.000 euros e recebeu muitas críticas na altura. O analista da TF International Securities e especialista da Apple, Ming-Chi Kuo, divulgou recentemente uma nota para o investidor discutindo o possível valor desses três modelos.
- iPhone X 5.8 '': entre 670 e 770 euros para mudar
- iPhone X Plus 6.5 '': Entre 800 e 900 euros para mudar
- iPhone 6,1 '' LCD: entre 500 e 600 euros para mudar
Levando esse boato em consideração, a empresa baixaria a banda de 1.000 euros e não haveria nenhum iPhone que a ultrapassasse desta vez. Isso é essencial se você quiser continuar competindo com a Samsung e a Huawei, dois de seus rivais mais fortes. Quanto aos demais recursos, os telefones contarão com o novo processador A12, sistema iOS 12, que estará disponível quando chegar ao mercado. Também é dito que uma das versões poderia incluir um sistema fotográfico de três câmeras na parte traseira para melhorar a percepção 3D e as capacidades de zoom.
LG V40 ThinQ (setembro)
Setembro será um mês intenso. Na verdade, a LG também está programada para anunciar o LG V40 ThinQ, um terminal de última geração que pode chegar ao mercado em outubro. Até onde sabemos, este novo modelo contaria com uma característica que o posicionaria acima de alguns de seus rivais. Segundo rumores, teria até cinco câmeras no total. Três estariam localizados na parte principal (20, 16 e 13 megapixels) e os outros dois na frente. O objetivo seria aprimorar o modo retrato e desfrutar de um sistema de reconhecimento facial muito mais avançado.
Por outro lado, este modelo teria uma tela OLED, que ocuparia mais de 90% da frente. Claro, teríamos que lidar com um entalhe ou entalhe em sua parte superior, que alojaria o alto-falante e os dois sensores frontais. O aparelho também chegaria equipado com um processador Qualcomm Snapdragon 845, o mesmo que está disponível no LG G7 ThinQ, atual carro-chefe da empresa sul-coreana.
Sony Xperia XZ3
Outro dos modelos que possivelmente conheceremos já em setembro ou no final deste mês é o Sony Xperia XZ3, o próximo carro-chefe dos japoneses. O terminal seria anunciado na IFA em Berlim e provavelmente lançado semanas depois. Não esperamos muitas mudanças no nível de design. Permaneceria fiel ao estilo monobloco que tanto caracteriza a marca. Agora, acredita-se que a Sony poderia reduzir ainda mais os frames, como tem sido a tendência atual, para que a tela ganhe um maior destaque. Ele teria um tamanho de 5,9 polegadas com uma resolução QHD + (2.880 x 1.440 pixels) e uma proporção de 18: 9.
Dentro, haveria espaço para um processador Qualcomm Snapdragon 845, que seria acompanhado por 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Em nível fotográfico, a empresa teria gostado dessa câmera dupla. Caso você não saiba, a Sony foi uma das últimas empresas a aderir à tendência de sensor duplo. Isso foi feito com o Sony Xperia XZ2 Premium em fevereiro passado. Essa equipe veio com um sensor duplo de 19 e 12 megapixels com capacidade de gravar vídeo em 4K. Aparentemente, seu próximo celular não incluiria apenas este sensor duplo na frente, mas também na frente. Claro, por enquanto as resoluções desses quatro sensores são desconhecidas.
Porém, os rumores mais recentes sustentam que o modelo padrão não teria essa câmera dupla, como aconteceu no ano passado, mas sua câmera cresceria para 48 megapixels com uma frente que chegaria a 12 megapixels. Por outro lado, o novo Xperia XZ3 também incluiria Quick Charge 4.0+ de carregamento rápido, bem como uma GPU Adreno 630.
Huawei Mate 20 e Mate 20 Pro (meados de outubro)
Para o último trimestre do ano, a Huawei teria reservado dois celulares potentes e de última geração que farão muitos de seus rivais tremerem. O Huawei Mate 20 e o Mate 20 Pro poderão ser anunciados em meados de outubro com recursos realmente interessantes. Ambos chegariam com telas de 6,3 e 6,9 polegadas, respectivamente. Seu processador seria um Kirin 980, um SoC fabricado em 7 nm, composto por núcleos Cortex A-77 (pelo menos 4 deles) e com velocidade máxima de 2,8 GHz. Espera-se que tenha 20% a mais de desempenho e 40 % menos consumo do que seu antecessor. Pelo que se sabe, pelo menos um dos modelos teria 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.
Da mesma forma, também é dito que o Mate 20 equiparia uma bateria de 4.200mAh, ultrapassando assim os 4.000 mAh do P20 Pro. Teria também Android 9, sendo um dos primeiros celulares a incluí-lo como padrão. Outro recurso que há rumores é que ele pode vir com o leitor de impressão digital sob sua tela.
Mas esses não são os únicos modelos esperados antes do final do ano. A Xiaomi, por exemplo, planeja anunciar o Mi Mix 3, também em setembro. O dispositivo chegaria com frames muito pequenos e um sensor de impressão digital na tela. Por sua vez, especula-se que os telefones Google Pixel 3 e Pixel 3 XL serão oficiais em setembro ou outubro. Dado que seu antecessor foi revelado em outubro, a empresa provavelmente seguirá o mesmo padrão de lançamento este ano. Outras equipes que esperamos são o Meizu 16 e o Meizu 16 Plus para 8 de agosto, assim como o OnePlus 6T e o Honor V11, embora já para novembro. Em dezembro, pouco antes do final de 2018, o Honor poderia anunciar o Honor Magic 2.
