Symbian não está sozinho no mundo dos sistemas operacionais móveis. Tanto que nos últimos tempos se tornaram conhecidos vários concorrentes que também triunfaram dentro dos fabricantes de aparelhos. A Symbian nasceu de uma aliança entre várias empresas do setor, entre as quais podemos encontrar Nokia, Sony Ericsson, Fujitsu, Siemens, Benq, Motorola ou Samsung, sem falar de mais algumas que também apostam neste sistema operativo. O fato é que a última empresa que mencionamos, a Samsung, acaba de enviar um comunicadoindicando que você sairá do Symbian permanentemente.
O relacionamento deles nunca foi invejável, mas até agora, a Samsung manteve a infraestrutura que alimentava o Symbian intacta. O que o coreano fez hoje foi enviar um e - mail para as partes mais envolvidas no assunto: os desenvolvedores. Depois de tanto boato, a Samsung informou que parou de suportar a plataforma Symbian. Como a empresa comentou, o fórum dedicado ao Symbian será encerrado e todo o conteúdo será eliminado. Prazo: dezembro de 2010.
Os problemas que a Samsung teve com o Symbian não foram poucos. Deve ser dito que inicialmente deixou de depender deste sistema operacional para dedicar seus esforços a outras plataformas como o Bada, embora mais tarde eles retificassem e decidissem continuar a apoiar o Symbian. Mas você tem que chamar as coisas pelo nome. No momento, quem está com a vantagem é o gigante das buscas com seu sistema operacional Android.
A empresa Samsung desenhou muitos esforços para reconciliar seus telefones com a nova plataforma e que parece ser o resultado ser bem sucedido. A decisão parece lógica e até previsível. E como se isso não bastasse, nos dá sinais de como o bolo dos sistemas operacionais será dividido em alguns anos. E, se não, no momento.
Foto por: RafeB
Outras notícias sobre… Android, Samsung, Symbian
