Samsung se despede de Symbian. Depois de alimentar boatos e confirmar suspeitas durante esses meses anteriores ao noticiário, a empresa coreana Samsung decidiu abandonar definitivamente o sistema operacional Symbian, conhecido como open source e por enquanto, de propriedade integral da finlandesa Nokia. Não é estranho. No ano passado, o coreano não hesitou em escolher o Android como sistema operacional principal. Na verdade, seu carro-chefe atual ostenta a plataforma Google. Referimo-nos ao Samsung Galaxy S ou seu tablet da moda, oSamsung Galaxy Tab.
Mas isto não é tudo. Nos últimos meses também vimos como a empresa apostou no Windows Phone 7 como um dos sistemas operacionais atuais. Poucas empresas de telefonia móvel seguiram esse caminho. Um dos frutos dessa aliança entre os coreanos e os de Redmond é o Samsung Omnia II, um aparelho que se destaca pela brilhante tela AMOLED de 3,1 polegadas e processador de até 800 Mhz. O fato é que, a esta altura, a Samsung decidiu ser mais uma daquelas que rompe a aliança Symbian, inicialmente configurada pelas principais marcas dedicado à telefonia móvel.
Ficou claro que a Samsung não tinha em mente fazer telefones que rodassem Symbian. É para isso que existe a Nokia. Mas o mais importante dessa notícia é que as relações entre a Samsung e a Symbian vão acabar drasticamente amanhã. A partir de amanhã, a Samsung não suportará mais seus próprios telefones que incorporam este sistema operacional. Hoje à noite, às 01:00 horas, todo o conteúdo que suportava usuários Symbian não estará mais disponível.
Por expresso
