Finalmente, como previsto, não veremos o novo Samsung Galaxy S4 no Mobile World Congress 2013 em Barcelona. No dia 24 de fevereiro, véspera do início da mais importante feira de mobile do ano, a multinacional sul-coreana fará um evento para apresentar suas novidades. No entanto, o carro-chefe da empresa não estará entre as equipes que vai apresentar entre os dias 25 e 28 de fevereiro nas instalações da Fira de Barcelona. Será num evento posterior, como no caso das duas equipas que antecederam a equipa de referência para o catálogo da empresa em 2013, quando conhecermos a Samsung Galaxy s4.
Isso foi confirmado pelo chefe da Samsung, JK Shin, que ressaltou que eles não levarão o novo topo de gama com eles para o MWC 2013. Infelizmente, ele não foi lançado para antecipar as datas agendadas para a apresentação do Samsung Galaxy S4. No ano passado, foi no dia 3 de maio que o atual carro-chefe foi levado ao conhecimento de todos. Nesta ocasião, tratam-se de datas semelhantes, embora de momento não haja nada certo sobre a mesa, pelo que só resta esperar.
Até agora, os dados que se conhecem sobre o Samsung Galaxy S4 apontam na direção de um terminal que acertadamente reivindica a distinção de smartphone de referência para este ano. Em primeiro lugar, ele carregaria uma tela de cinco polegadas com resolução FullHD. Além disso, teria uma câmera de treze megapixels e dois GB de RAM.
O processador é um dos pontos técnicos onde a Samsung pretende ancorar muito do apelo da equipe. Seria o chamado Exynos 5 Octa, uma unidade dual que combina um par de chips quad-core. No total, são oito núcleos que combinam potência e eficiência, sendo que cada uma das unidades arranca de acordo com o tipo de processos exigidos pelo terminal, para que para operações simples a equipa se concentre numa das partes do processador que reduz bastante o consumo da bateria.
O Samsung Galaxy S4 é apontado como o terminal que amplia as margens de sucesso já definidas pelo Samsung Galaxy S3, que conseguiu vender mais de 40 milhões de unidades no período em que esteve disponível em 2012. No total, a família Galaxy S de terminais de última geração colocou mais de 100 milhões de dispositivos desde que o primeiro modelo foi colocado à venda em maio de 2010.
No entanto, este ano apresentaria uma oferta que procuraria certificar a sua primeira posição no ranking das empresas em termos de vendas de telemóveis em geral e de smartphones em particular. Já em 2012 apresentou saldos recordes, situação que a multinacional coreana espera repetir em 2013, ano em que o setor promete resistir ao choque dos tablets, aqueles equipamentos de grande formato que começaram com o lançamento, justamente, do Samsung Galaxy Não te.