Tizen é uma música que está tocando na jukebox sul-coreana da Samsung há muito tempo. Este sistema operacional, que contaria com o apoio da Linux Foundation e que respira como o herdeiro do MeeGo e do Bada OS, não permanecerá uma mera opção hipotética do primeiro fabricante de smartphones do mercado, e no início de 2014 o mercado saberia o primeiro dispositivo equipado com a plataforma.
Isso teria sido confirmado por fontes da empresa ao jornal asiático Korea Herald, assumindo um compromisso de torná-lo conhecido antes de qualquer outro smart phone "" ou smart TV, para o qual este sistema multiplataforma também estaria orientado "" que neste momento Está em fase de protótipo.
A estreia de Tizen já vinha sendo considerada para este mesmo 2013, embora finalmente o projeto acabou se movendo até o próximo ano. A ideia de que o possível Samsung Z9005 Redwood "" até agora, a equipe que está concorrendo como reitora desse sistema "" inaugura o catálogo da firma em 2014 levaria a pensar que seria durante a CES em Las Vegas quando a Samsung levanta a cortina, tendo em vista a presença contínua da multinacional na primeira feira dedicada à tecnologia que acontece todos os anos. Apesar de tudo, neste sentido, não existe uma comunicação firme a este respeito.
As fontes consultadas pelos meios de comunicação sul-coreanos citados assinalam que a empresa fez um "investimento significativo" na Tizen, admitindo que o desenvolvimento da plataforma conseguiu cumprir boa parte dos objectivos que foram traçados, indicados pela GSMArena. Nas últimas semanas, aprendemos sobre vários aspectos desse sistema operacional por meio de vazamentos recorrentes, graças aos quais aprendemos que o design de sua interface estaria a meio caminho entre o aspecto apresentado pela camada TouchWiz do Android ”” la que por sua vez coincidiu com o Bada OS em muitos detalhes gráficos "" e MeeGo.
Em relação a estes últimos, a aparência com que dotaram o acabamento dos ícones (minimalistas e arredondados) guarda agradáveis semelhanças com o que conhecíamos na plataforma que nasceu e morreu com o Nokia N9. Por sua vez, essa linha serviu de inspiração para as últimas versões do Symbian 3 / Nokia Belle, bem como para a atual linha Nokia Asha.
Resta saber quais são os planos da Samsung em termos da penetração que eles esperam alcançar com o Tizen no mercado de smartphones em particular e em sistemas operacionais para smartphones em particular. Atualmente o Android é a referência indiscutível no mundo "" em nosso país aproximadamente nove entre dez dispositivos avançados utilizam a plataforma Google "", seguido do iOS e do Windows Phone. Durante este ano, experimentamos um surgimento discreto, mas significativo de ecossistemas aspiracionais, como o Firefox OS ou a versão móvel do Ubuntu, em cujo segmento Tizen se juntaria inicialmente. Com isso, o próximo ano não terá apenas o desafio de colocar uma saturação no mercado de smartphones, mas também de sistemas operacionais.
