Android e Windows Phone serão as prioridades da Samsung sul-coreana no restante do ano. Isso fica claro pelo que aprendemos através da mídia russa Habrahabr, onde eles garantem que a empresa asiática teria agendado um cronograma de lançamento que inclui o lançamento do primeiro telefone baseado em Tizen em fevereiro de 2013, talvez no prelúdio do Mobile Congresso Mundial no próximo ano.
Tizen é, você sabe, o sistema operacional que virá substituir o Bada OS. Com isso, nos deparamos com uma revisão completa da plataforma nativa da casa, que não contaria mais com o apoio de outras empresas como era o caso do ambiente da família Samsung Wave. Sim, seria apoiado pela Intel americana, no entanto. Assim como o Bada OS, o Tizen será baseado no Linux, em uma nova tentativa de seduzir a comunidade de desenvolvedores que, no momento, está mais focada em trabalhar em iOS, Android e Windows Phone.
Assim, em fevereiro do próximo ano seria encerrada uma novela que sofreu múltiplos atrasos e oscilações, mesmo para se considerar a possível simultaneidade no mercado dos terminais de Bada e Tizen. Apesar de tudo, parece que a nova plataforma será entendida como uma evolução da anterior, dado o que se pode pensar que os próprios membros da família Wave utilizariam esse sistema, embora não seja algo que ainda esteja claro. O que está se tornando conhecido é como será o primeiro telefone Tizen, de acordo com o blogueiro russo Eldar Murtazin.
Para começar, parece que seria um telefone que, em termos gerais, se pareceria com aquele que até agora é o último smartphone apresentado pela sul-coreana, o Samsung Galaxy S DUOS, embora com funcionalidades um pouco melhoradas. O design seguiria, novamente, o que foi visto no Samsung Galaxy S3, embora com a tela de quatro polegadas e montado em um painel Super AMOLED. Claro: a câmera seria mais potente do que a instalada pelo referido terminal compatível com o sistema Dual SIM. No total, o sensor do misterioso celular com Tizen desenvolveria, supostamente, uma resolução de oito megapixels.
Por outro lado, este misterioso terminal apostaria na instalação de um chip NFC que o tornasse compatível com o sistema de comunicação de proximidade que já está presente em não poucos aparelhos da geração atual. Além disso, seria sabido que carregaria uma bateria de 1.550 miliamperes "" a do Samsung Galaxy S DUOS é de 1.500 miliamperes "". Já foram publicados em vários exemplos ocasiões as GUI Tizen, embora não se saiba se, no momento do seu lançamento oficial, terá uma interface gráfica mais próxima da camada atualmente instalada no sistema operacional Android e Bada móveis, é diga, TouchWiz. Assim que o primeiro terminal dessa família chegar às lojas, será interessante ver como a empresa sul-coreana abre espaço para ele em sua oferta de telefonia.
