O Google começa a vender, novamente, celulares diretamente. Especificamente, ele foi lançado com o mais recente terminal oficial: o Samsung Galaxy Nexus. No momento, essa opção está disponível apenas nos Estados Unidos, embora não esteja descartado que a iniciativa será realizada nos demais mercados. Seu preço é de 400 dólares, cerca de 300 euros ao câmbio atual.
Não é a primeira vez que o Google vende telefones celulares. A mesma coisa aconteceu quando foi apresentado o Google Nexus One, o primeiro dos celulares oficiais da gigante da Internet. No entanto, as poucas vendas do mesmo através deste canal, fez com que o Google rejeitasse a opção e que a venda dos seus telemóveis se baseasse exclusivamente nas operadoras. No caso do Samsung Galaxy Nexus, ele pode ser adquirido com a operadora Vodafone.
No entanto, Andy Rubin comenta no blog oficial da empresa que está retomando sua jornada de venda de terminais. O preço do Galaxy Nexus - totalmente grátis - é de 400 dólares. Além disso, se você tentar entrar na seção da loja Google Play onde a venda é feita de fora do país da América do Norte, um anúncio aparecerá indicando que a venda não é possível. É o caso da Espanha.
Além disso, para promover a compra do terminal, o Google cede dez dólares de crédito no Google Wallet, sistema de pagamento da empresa que faz uso da tecnologia NFC implantada em seus terminais. Esse serviço foi lançado em setembro passado, também nos Estados Unidos.
Por outro lado, alguns rumores indicam que a iniciativa não visa apenas vender o maior expoente do Google no setor de telefonia móvel. E, o touch tablet (Nexus Tablet) pode ser mais um motivo para a criação da nova loja no Google Play - nome dado ao antigo Android Market.
E foi o teórico que o tablet é chamado para ser uma super-venda. E não pelas suas características técnicas, mas pelo que se sabe até agora, o seu preço seria inferior a 200 euros - cerca de 150 euros aproximadamente. De curso também comentou que a tela poderia ter uma diagonal de sete polegadas com uma resolução máxima de 1.280 x 800 pixels. Ou que seu processador se tornaria um NVIDIA Tegra 3 quad-core.
Claro, o Android 4.0 seria o sistema operacional rodando dentro dele. Isso aconteceria enquanto em junho - data da suposta apresentação da equipe - não ocorresse a apresentação paralela da seguinte versão da plataforma móvel do Google: Android 5.0. Por outro lado, o fabricante que mais parece até agora para sua fabricação é a Asus. Algo estranho informação saber que o Google comprou a Motorola na sua época e poderia lucrar com isso. Além disso, os de Mountain View não confirmaram nada sobre o possível tablet Nexus.
O que parece viável é que o Google possa começar a vender seu Samsung Galaxy Nexus em outros países depois de verificar como eles estão se saindo nos Estados Unidos e se essa nova tentativa de vendas online valeu a pena. Em outras palavras, essa iniciativa só poderia ser um teste piloto.
Primeira imagem: TechCrunch