A Samsung tem trabalhado secretamente no próximo processador que equipará o mais novo membro da família Galaxy. Não é outro senão o suposto e desejado Samsung Galaxy S3, o novo carro-chefe da empresa. A fabricante coreana revelou qual modelo será apresentado em maio próximo ao terminal. Seu nome é Samsung Exynos 4 Quad.
No próximo dia 3 de maio, a Samsung preparou um evento em que todas as dúvidas e rumores de máquinas paradas na Internet serão esclarecidas. Será o dia em que será apresentada a primeira espada que o fabricante preparou para este ano de 2012 e parte do próximo 2013. Alguns rumores sugeriam que o processador que equiparia o smartphone seria quad-core, embora sem base ou confirmação da empresa. A Samsung queria terminar com tanto papo e apresentou o novo Samsung Exynos 4 Quad, um poderoso chip quad-core com uma frequência de trabalho de 1,4 GHz cada.
Uma das principais características destacadas no anúncio do novo processador refere-se ao consumo de energia que se refletirá no uso diário do terminal. A Samsung anuncia que este Exynos 4 Quad funcionará para atingir até 20% de economia de energia em comparação com outros modelos no mercado. E é que uma das principais preocupações dos usuários de dispositivos móveis inteligentes é poder chegar ao final do dia sem ter que passar pela tomada várias vezes durante o dia, especialmente se você for um usuário intensivo.
Outra característica que se destaca é que o novo Samsung Exynos 4 Quad será muito poderoso na parte gráfica. Em primeiro lugar, é garantido alto desempenho na execução de videogames, podendo enfrentar títulos de última geração. Por outro lado, espera-se que consiga - sem bagunçar - com a reprodução de vídeos em alta definição (1080p), além de poder gravá-los. Então você já poderia esperar uma tomada que permite conectar o novo Samsung Galaxy S3 com uma tela maior como um monitor ou uma televisão, além de ter uma câmera potente na parte traseira do chassi.
Desta forma, a Samsung enfrenta modelos de mercado como o novo Apple A5X que pode ser visto no novo iPad —a última geração do tablet Cupertino com processamento dual-core e um chip quad-core na parte gráfica—, enquanto A NVIDIA já tem a plataforma Tegra 3 quad-core ou a Qualcomm vai apostar em uma nova geração de processadores Snapdragon, também baseado no modelo quad-core.
Deixando o processador de lado, a Samsung ainda não revelou os segredos de seu novo carro-chefe: teremos que esperar até o próximo dia 3 de maio, quando a aposta para os próximos meses será mostrada em Londres. No momento muitos aspectos técnicos são considerados, como uma tela grande, muitas conexões, o Android 4.0 como sistema operacional ou uma câmera potente para os amantes de multimídia.
