Alguns rumores nos dizem que o Samsung Galaxy S5 poderá ser apresentado no Mobile World Congress 2014, a feira de celulares que será realizada em fevereiro em Barcelona. Assim, não é de se estranhar que cada vez mais informações vazem sobre sua possível ficha técnica, a data de lançamento ou mesmo o preço. Os primeiros dados que temos na mesa são os da tela. E é que a quinta geração do carro-chefe da Samsung poderia chegar equipada com uma tela de 5 polegadas, embora já tenhamos lido em várias ocasiões que o coreano encomendou um grande lote de telas de 5,25 polegadas. Seria um painel AMOLEDdotado de surpreendente resolução 2K de 2560 x 1440 pixels. Outras fontes apontam para uma tela de 5,3 polegadas, mas o que fica claro é que no quesito resolução, a Samsung pretende surpreender seu público. Para tudo isso, temos que indicar que a densidade de pixels resultante seria de 560 dpi (pontos por polegada), o que levaria a uma tela de altíssimo nível de qualidade.
Mas isso não é tudo que sabemos sobre a tela do futuro Samsung Galaxy S5. Aparentemente, a empresa responsável teria estudado a possibilidade de substituir a clássica tela AMOLED por um LCD PLS. Aparentemente, muitas empresas chinesas estariam oferecendo, para essa e outras empresas, essa tecnologia aprimorada e por um preço bem mais acessível. Assim, a adição de uma tela LCD ao novo carro-chefe pode significar uma redução considerável nos custos de produção do telefone.
A próxima característica importante deste dispositivo é, sem dúvida, o processador. Já se passaram alguns meses desde que conversamos com você sobre a possibilidade de o Samsung Galaxy S5 chegar equipado com uma nova versão do poderoso chip Exynos 5 de oito núcleos (desenvolvido pela própria Samsung). Estaríamos, se os rumores se torcem, diante de um chip Exynos com arquitetura de 64 bits que poderia ser comparado ao A7 SoC do atual iPhone 5S. Outras fontes concordam que o que a Samsung fará novamente é apresentar uma segunda versão equipada com um processador Qualcomm Snapdragon 805. Esse recurso, além disso, poderia combinar seu funcionamento com 4 GB de RAM, capacidade nunca vista em um smartphone . No entanto, algumas teorias sustentam a tese de que o chip Exynos estaria associado a 4 GB de RAM, enquanto o processador Qualcomm funcionaria com 3 GB de RAM.
Outra característica importante nesta equipe é a câmera. Tudo sugere que o Samsung Galaxy S5 leve uma câmera integrada de 16 megapixels com estabilizador ótico de imagem. Poucos detalhes vazaram em relação ao seu desempenho, mas alguns meios de comunicação afirmam que as fotos ficarão até oito vezes mais claras em ambientes fechados. Isso significa, em suma, que a câmera deste equipamento irá melhorar seu funcionamento em ambientes mal iluminados ou mesmo à noite. A segunda câmera frontal do smartphone , poderia ter resolução de dois megapixels.
Mas os rumores que soaram mais altos são o que tem a ver com os recursos especiais ou inovações que a Samsung pretende incorporar em seu próximo Samsung Galaxy S5. Algumas fontes apontam para um sensor de impressão digital, mas as mais arriscadas afirmam que o smartphone terá um leitor de íris, útil para garantir a segurança do usuário ao desbloquear o aparelho. A questão dos materiais também chama a nossa atenção. A Samsung foi criticada em várias ocasiões pelos mais puristas que exigiam uma fabricação mais elegante para o carro-chefe da empresa. O plástico vilipendiado pode desaparecer para dar lugar aos metais, embora existam fontes que insistem em garantir que a Samsung continuará em seus treze anos de fornecimento de um case de policarbonato. Deve-se notar, no entanto, que a tampa traseira poderia ser coberta com uma camada de pele muito agradável ao toque que já vimos a bordo do Samsung Galaxy Note 3 e de outros terminais que foram lançados posteriormente.
A Samsung ainda não comentou sobre uma possível data de lançamento. Os últimos Samsung Galaxy S foram apresentados entre abril e maio, mas desta vez parece que a empresa pode adiantar um pouco essa data. Na verdade, tudo indica que a estreia terá lugar no final de fevereiro, coincidindo com a vigília do Mobile World Congress 2014.
Em relação ao preço, não podemos deixar de lembrar que o Samsung Galaxy S4 surgiu em alguns mercados (especificamente nos Estados Unidos) com um preço de $ 200 e um contrato de dois anos com as principais operadoras do país. Não há nenhuma razão convincente para que esse valor possa variar ou ser alterado. No mercado internacional, a Samsung poderá lançar gratuitamente o Samsung Galaxy S5 por valores que variam entre 600 e 700 euros.
