Durante os últimos dias, uma infinidade de rumores relacionados ao alojamento do futuro Galaxy S5 da empresa sul-coreana Samsung têm aparecido. Atualmente existem três materiais possíveis para o alojamento deste terminal: metal, plástico ou couro. Embora a possibilidade de que o Samsung Galaxy S5 tivesse um case de couro tenha sido recentemente conhecida, desta vez tudo indica que o metal pode definitivamente ser removido da lista de possíveis materiais de case.
Os materiais que hoje compõem os terminais móveis são geralmente fabricados em empresas localizadas em países asiáticos. É por isso que essas empresas costumam ser a melhor fonte de notícias relacionadas a smartphones. Os fabricantes taiwaneses responsáveis pela produção do Galaxy S5 relataram que não receberam pedidos em massa de caixas de metal, conforme relatado pela edição em inglês do diário chinês DigitTimes.
Levando em consideração que faltam alguns meses para o lançamento deste terminal, seria bastante improvável que a Samsung conseguisse a quantidade de caixas de metal necessárias para atender a demanda de terminais que receberia nos primeiros dias de vida do aparelho.
E o que é toda essa confusão com um tema tão peculiar quanto o das carcaças? Acontece que a Samsung foi criticada nos últimos meses - especialmente com o lançamento do Samsung Galaxy S4 - por sua determinação em continuar a usar caixas de plástico. Esses casos têm a desvantagem de serem bastante frágeis ao toque e transmitem um sentimento que tem despertado muitos detratores em todo o mundo.
A questão que surge com essas informações é a seguinte: por que mudar uma estratégia que faz sucesso no mercado há vários anos? Mesmo com todas as críticas recebidas sobre o material das capas dos smartphones Samsung, a empresa sul-coreana conseguiu se posicionar este ano entre as marcas mais vendidas no mundo. Terminais como o Samsung Galaxy S3 ou o Samsung Galaxy Note 3 possuem carcaças de plástico e durante 2013 lutaram pelas primeiras posições nas vendas do setor de telefonia móvel.
Outro motivo que leva a pensar na inviabilidade das caixas de metal no Galaxy S5 é o fato de o metal não ser exatamente um material econômico em termos de custo de fabricação. No caso de a Samsung considerar a possibilidade de incluir um novo material em seus estojos, provavelmente escolheria qualquer outra alternativa muito mais barata. Aqui, diferentes materiais entram em jogo: da anteriormente mencionada caixa de couro a uma caixa que inclui alguma liga de plástico que será igualmente econômica para a Samsung.
