São três linhas de trabalho ativas que a sul-coreana Samsung apóia no desenvolvimento de smartphones: Android, Bada e Windows Phone. O primeiro deles é o que mais chama a atenção no catálogo do fabricante, e embora a família de telefones Bada possa experimentar uma evolução em direção ao ambiente Tizen, neste momento estamos lidando com o ecossistema Microsoft. Atualmente, os terminais que a Samsung mantém no mercado para ambiente Windows Phone no mercado espanhol são o Samsung Omnia 7 e Samsung Omnia W, ambos atualmente rodando comWindows Phone 7.5 Mango.
Porém, a empresa estaria preparando o lançamento de novos aparelhos desenvolvidos para funcionar com a próxima versão da plataforma, o Windows Phone 8 Apollo, que chegaria ao mercado paralelamente à chegada do Windows 8 "" um sistema operacional voltado para computadores, laptops e tablets ””. Isso foi confirmado pela própria empresa sul-coreana, que prevê o lançamento de pelo menos um terminal com a nova edição da plataforma no segundo semestre.
Desde planos Microsoft está desenvolvendo uma plataforma de estratégia comum para implantar novas versões de do Windows a partir de outubro, é provável que pense que o novo celular da Samsung com Windows Phone 8 Apollo seria não chegar antes do último trimestre do ano. Apesar de tudo, não há precisão nos dados oficiais a esse respeito, então resta esperar que a empresa asiática decida compartilhar mais informações sobre os planos que tem.
Nem transpirou qualquer informação sobre o tipo de terminal que a Samsung teria concebido para abrigar o Windows Phone 8 Apollo. No momento não há muitos dados que nos convidem a pensar no desempenho e nos benefícios que a plataforma garantiria, embora seja provável que continue com a linha que os caras da Microsoft vêm desenvolvendo com as versões atuais. A saber: um ambiente que busca eficiência em vez de exigir equipamentos técnicos hiperpotentes. Na verdade, os terminais que atualmente são projetados para funcionar com o Windows Phone 7.5 Mango não possuem processadores dual-core, e muito menos a possibilidade de que essa aposta de geração em chips seja aumentada quad-core .
Embora já tenhamos visto avanços no Windows 8 para computadores e tablets "" que já podem ser usados em sua fase beta "", no momento não se sabe como será o Windows Phone 8. Porém, a julgar pelo que se vê na plataforma desktop, tudo parece indicar que haverá uma linha contínua na interface, que persistirá no conceito Metro, ou seja, baseada em tiles que mostram informações dinâmicas sobre os aplicativos instalados.
Entre os rumores que se tornaram conhecidos sobre o futuro do Windows Phone surgiu a possibilidade de que a Microsoft esteja trabalhando em uma versão dedicada de seu sistema de controle de motor para Xbox 360, o Kinect, projetado para funcionar especificamente de acordo com os requisitos do um celular inteligente. Atualmente, os sistemas de desbloqueio de reconhecimento facial Android 4.0 e o assistente de voz virtual da Apple, Siri, são a coisa mais próxima do que a empresa de Redmond iria criar.
