Durante 2012, a sul-coreana Samsung anunciou que a estratégia que até agora vinha utilizando com o Bada OS como sistema operacional nativo seria integrada a outra com o Tizen, uma nova plataforma que a empresa estava desenvolvendo em conjunto com a Intel "" que após o revés que sofreu Com a renúncia da Nokia para comandar o MeeGo, ele voltou sua atenção para essa outra opção ””. No entanto, não estava claro como o novo sistema se materializaria, embora algumas capturas tenham sido reveladas com a aparência de Tizen. Hoje, porém, podemos dizer que a Samsungvai lançar várias equipes baseadas no Tizen durante este mesmo ano.
Através da publicação norte-americana Bloomberg teria sido sabido da confirmação oficial pela Samsung de que este 2013 significaria a estreia do Tizen. Eles não especificaram quantos terminais seriam lançados neste ano, nem suas características, deixando a política de distribuição em aberto. A ideia, aparentemente, seria verificar como os dispositivos Tizen podem funcionar em cada região e, a partir disso, refinar a estratégia em cada caso.
Estamos às portas da CES 2013 em Las Vegas, embora isso não signifique que a Samsung prepare a apresentação do seu primeiro Tizen no evento norte-americano. Tanto é que da mídia japonesa Yomiuri Shimbun afirmam que será no próximo Mobile World Congress 2013 em Barcelona "" que se realizará entre os dias 25 e 28 de fevereiro "" quando for revelado o telefone com o qual este novo seria inaugurado família de dispositivos. No caso a que alude a publicação japonesa, o equipamento seria destinado ao catálogo da principal operadora do país, a NTT DoCoMo. Sendo esse o caso, haveria indicações sobre como a Samsungteria fechado uma rodada de negociações com as companhias telefônicas para apoiar a estreia de sua linha Tizen.
Este ano é sem dúvida o mais generoso em termos de abertura de sistemas secundários. Já assistimos à apresentação de uma nova plataforma baseada em Linux, como o Android, embora neste caso ligada ao popular ambiente Ubuntu. Os engenheiros que se dedicaram ao MeeGo já se instalaram em Jolla, e este ano também vão mostrar o Sailfish, uma plataforma que terá muito a ver com o que só foi oficialmente visto no Nokia N9. E também temos este Tizen que nos preocupa.
Aliás, dentro da estratégia que a sul-coreana Samsung gerencia para esta plataforma, parece que o herdeiro de Bada não estará longe das principais aspirações da empresa. Tanto que já foi dito que poderia ocupar um lugar excepcional à frente do Windows Phone. Recorde-se que até à data, a empresa asiática apresentou apenas uma equipa com Windows Phone 8, o Samsung ATIV S, cuja distribuição não conta com um apoio especial da própria empresa.
