Índice:
Seis anos atrás e em apenas três dias, em um movimento estranhamente rápido para os mecanismos geralmente lentos da justiça americana, a Samsung foi considerada culpada de copiar o design dos terminais do iPhone da Apple em seu topo de linha. E agora o Tribunal Federal dos EUA tornou público o resultado desse veredicto. A empresa sul-coreana terá que pagar à Apple a quantia de 533.316.606 dólares (455.717.690 pelo câmbio) por infringir suas patentes no projeto de seus próprios terminais.
Uma multa que encerra 6 anos de litígio
A Apple exigiu, por sua vez, um bilhão de dólares, no final mantendo o valor em cerca de metade. Além disso, e como multa adicional, a Samsung também terá que pagar US $ 5,3 milhões aos de Cupertino por ter violado, especificamente, duas patentes de seu design. No total, a empresa coreana terá de dar à Apple um valor total de aproximadamente 538 milhões de dólares, quase 460 milhões de euros na bolsa.
A resolução da sentença põe fim a um litígio que ofuscou a relação entre as duas empresas por 6 anos. Uma relação que, até hoje, se mantém enquanto a Samsung fabrica e vende as telas OLED que levam seus iPhones para a Apple. Este acordo, que traz enormes lucros para a Samsung todos os anos, pode, no entanto, estar na corda bamba, já que a Apple diz que para a fabricação de seu próximo iPhone X Plus terá outro fabricante de painéis, especificamente a marca LG.
Se esse litígio durou quase seis anos, é porque em janeiro de 2017 o caso foi oficialmente reaberto pelo Tribunal de Apelações dos Estados Unidos. Entre os designs que a Samsung copiou do iPhone estão a frente retangular com bordas arredondadas e os ícones de grade.. Para projetar o primeiro Samsung Galaxy S, eles copiaram esses elementos do iPhone 3GS, mantendo-os em modelos posteriores. Na época, a quantia que a Samsung teve que pagar à Apple por infringir suas patentes não estava totalmente clara. Havia duas formas de compensação. Um para o total de vendas da linha Samsung Galaxy S ou, simplesmente, para os componentes individuais que ele imitou em seus terminais. No final, o veredicto optou pela primeira das possibilidades, algo com que a Apple está bastante satisfeita.
