Índice:
Embora hoje o único telefone dobrável no mercado seja o FlexPai Phone da marca chinesa Royole Corporation, fabricantes como Huawei e Samsung continuam a aperfeiçoar seus modelos para lançá-los em um futuro muito próximo. Há poucos minutos a Huawei anunciou que o Mate X voltará a ser adiado para chegar no final do ano. Agora é a Samsung que patenteia um novo telefone dobrável com duas dobras na tela, cujo design pode se tornar realidade no próximo ano ou em 2021, no máximo.
Este é o novo flexível da Samsung: uma tela, duas dobras e três formatos
Embora o registro de uma patente não implique que o produto em questão venha a ser fabricado - pelo menos no futuro de curto prazo - é curioso ver como as marcas brincam com o design de telefones dobráveis.
A última patente registrada pela Samsung e filtrada pela LetsGoDigital nos permite ver um telefone cujo design é bem diferente do Samsung Galaxy Fold e do Huawei Mate X. Como podemos ver na patente original, o terminal teria duas dobras que dividiriam a tela em três partes proporcionais, o que nos permitiria obter até três formatos de tela diferentes.
Três formatos que nos permitiriam ter um tablet completo e dois celulares com proporções distintas, um destinado a consumir conteúdo panorâmico e outro destinado à produtividade. Não se sabe se a dupla dobra nos permitiria reduzir o tamanho do aparelho no formato de tablet para ter uma tela ainda menor para dar origem a um tablet mais compacto.
O certo é que o corpo pode aderir totalmente sobre si mesmo, de tal forma que poderíamos ter um tablet completo do tamanho de um smartphone convencional. Outro aspecto que a patente deixa em aberto tem a ver com o sistema utilizado no mecanismo de dobradura, mecanismo que não deve ficar longe do implementado no Galaxy Fold.
Seja como for, o tempo dirá se a Samsung decidirá implementar um mecanismo semelhante ao do Galaxy Fold, embora como mencionamos no início do artigo, o vazamento nada mais seja do que uma patente, por isso é muito provável que acabe sendo descartado como produto final para hospedar modelos mais realistas e viáveis.