Já existiam celulares com tela de toque antes do iPhone, da mesma forma que já existiam sistemas de gerenciamento de voz antes da apresentação do Siri. Porém, a Apple sabe agregar valor aos seus lançamentos, talvez simplificando-os para torná-los mais populares e gerenciáveis para seus usuários, ou embalando o produto (ou serviço, neste caso) com aquela bela embalagem com que chegou. para definir a habilidade que Steve Jobs tinha de gerar um campo de distorção da realidade.
Seja como for, este tipo de sistema de controle mediando comandos falados vai dar muito que falar, vale a pena a redundância engraçada. O Google já tem o seu próprio para celulares Android 2.3 Gingerbread, e a Samsung instalou a mesma função no Samsung Galaxy S2 usando a tecnologia Vlingo, que provavelmente será a mesma que fornecerá este sistema para os próximos telefones da gama Wave.
Dizemos isso porque através da Bloomberg ficamos sabendo que a multinacional coreana poderia estar trabalhando em um sistema de reconhecimento de voz e gerenciamento de sistemas integrado à plataforma Bada, que é a utilizada pelos terminais da mencionada família Wave.
Acontece também que, com o objetivo de se posicionar frente a uma possível estratégia futura do Google de trabalhar mais focado em seu próprio hardware (uma cabala baseada na aquisição da Motorola pela firma Mountain View), a Samsung promoveu um maior destaque em futuras versões do Bada.
Prova disso é o anúncio do escritório asiático de ampliar seu quadro de desenvolvedores dedicados ao Bada, para que possam ampliar as funções do sistema, além de atrair a atenção de profissionais que criam novos aplicativos para a loja nativa do plataforma Samsung Apps.
E retomando a possível função de controle de voz, por enquanto não se sabe como a Samsung abordaria esse sistema nos futuros celulares Bada (tanto, que por enquanto é um boato que aponta nessa direção). Em qualquer caso, é possível que se assemelhe, como dizemos, ao já apresentado pelo Samsung Galaxy S2, muito semelhante ao que o Google posteriormente incorporou nos seus telefones através de uma atualização.