O ano de 2014 será o ano dos tablets Samsung. Na falta de alguns dias para o maior evento de tecnologia do ano, a CES 2014 que começa em 7 de janeiro e termina em 10 de janeiro, soube-se que a empresa sul-coreana Samsung poderia apresentar um novo tablet Nexus neste evento 10 em colaboração com o Google.
Lembre-se de que durante 2013 um novo smartphone Nexus (especificamente o Nexus 5) e um novo tablet Nexus 7 chegaram ao mercado, mas não houve novidades no tablet Nexus 10. A última versão do Nexus 10 chegou ao mercado em novembro de 2012, portanto, estamos falando de um tablet que não é renovado há mais de um ano. Aproveitando que a Samsung está totalmente focada no lançamento de uma grande variedade de tablets para este ano, parece que o Google fechou um acordo com a empresa sul-coreana para apresentar a nova versão do Nexus 10 e comercializá-lo nos primeiros meses deste ano de 2014.
Por enquanto é apenas um boato, já que não há nenhuma informação oficial que indique que a Samsung seria a responsável pela fabricação do tablet Nexus 10 (poderia até mesmo ser a Asus encarregada de fabricar este tablet). O que leva a pensar que a empresa sul-coreana seja escolhida para produzir o novo tablet é o fato de a primeira geração do Nexus 10 ter sido fabricada pela Samsung. Não seria a primeira vez que essa empresa chegaria a um acordo com o Google.
Agora, também há razões que podem levar a pensar que esta notícia não acontecerá definitivamente. A primeira é que o Google não é muito dado a apresentar suas novidades em feiras de tecnologia, por isso seria bastante estranho se o novo Nexus 10 fosse apresentado na CES 2014. Além disso, resta saber até que ponto beneficiaria a Samsung em apresentar um novo tablet Nexus ao mesmo tempo que apresenta as suas próprias novidades no mesmo mercado.
Não podemos esquecer que durante esta mesma feira de tecnologia a empresa sul-coreana deve apresentar nada menos que três novos tablets. O primeiro seria o Galaxy Note Pro, um tablet de 12,2 polegadas e resolução de 2560 x 1600 pixels. Em princípio, este tablet teria um processador Qualcomm Snapdragon 800 que operaria a uma velocidade de clock de 2,26 GHz. A memória RAM seria de 3 GigaBytes e o armazenamento interno teria capacidade de 32 GigaBytes.
Duas versões de 10,1 e 8,4 polegadas, respectivamente seria adicionado o Galaxy Note Pro, como vem acontecendo há algum tempo com a maioria dos comprimidos que Samsung lança no mercado. Além de serem versões mais baratas, esses tablets teriam sua capacidade de armazenamento interno reduzida para 16 GigaBytes. Os preços de cada um desses comprimidos são desconhecidos. Para saber os preços oficiais, teremos de aguardar os dois eventos de tecnologia mais importantes deste ano: CES 2014 (janeiro) e MWC (fevereiro).
