A guerra de patentes entre Samsung e Apple ainda é notícia. E é que depois da ação movida pela Apple contra a Samsung com sua família de celulares, players e tablets na Europa e o início da Samsung tentando vetar o lançamento do iPhone 5 em seu país natal (Coréia), a fabricante asiática voltou a abordar ao tribunal e entrou com uma ação contra a Apple para tentar impedir as vendas de telefones e tablets iPhone e iPad.
Aparentemente, a Samsung afirmou que a Apple está usando patentes registradas por eles relacionadas à tecnologia 3G que estão sendo usadas em iPhones e iPads. Essas patentes podem ser utilizadas em qualquer dispositivo do mercado, desde que o fabricante que as utiliza em seus equipamentos pague a taxa correspondente à Samsung; A Apple não o fez e o fabricante coreano informa em sua reclamação.
A guerra entre as duas empresas está sendo travada. E é que a Samsung, por enquanto, proibiu a venda de seu Samsung Galaxy Tab 10.1 na Alemanha. Além do mais, durante a feira de tecnologia IFA 2011, a Samsung teve que remover seu novo tablet Samsung Galaxy Tab 7.7 do balcão devido à referida demanda.
Além disso, é tal o mau relacionamento entre as duas empresas que, aparentemente, o contrato que tinham em comum para a Samsung fornecer componentes para equipamentos Apple foi cancelado. Entre esses componentes estão telas sensíveis ao toque, bem como processadores Apple A4 e Apple A5 usados pelos atuais iPhone 4 e iPad 2.
Finalmente, a Holanda não é o único lugar onde a Samsung agiu contra a Apple. E é que a Samsung, segundo o jornal Les Echos, também entrou com uma ação no Tribunal Superior de Paris pelo mesmo motivo: infringir três patentes registradas por asiáticos que se referem a conexões sem fio. Portanto, a venda de todos os modelos de iPhone e a versão 3G do iPad 2 estão em sério risco em ambos os territórios.