Para problemas urgentes, respostas rápidas. Há poucas horas soubemos que a empresa coreana Samsung tomou uma decisão importante para a segurança dos proprietários de seu carro-chefe, o Samsung Galaxy S4. A empresa Mediatest Digital, que se dedica a testar a segurança de dispositivos móveis e software , conseguiu obter dados confidenciais de algumas unidades deste modelo. Aparentemente, nomes, endereços de e-mail e senhas estavam em risco. É claro que, para alcançá-los, a Mediatest utilizou sua engenharia sofisticada, o que significa que o acesso às informações privadas dos usuários do Samsung Galaxy S4era complicado, embora não impossível. A empresa repassou as informações para a mídia alemã Heise Security, que se encarregou de confirmar o problema. Depois de enviar essas informações para a própria empresa Samsung, o fabricante respondeu ao problema imediatamente, então você não precisa se preocupar.
Ao longo de todos esses anos e ao contrário de outras empresas, a Samsung praticou a transparência. E desta vez, nada mais poderia acontecer. De acordo com a mídia Heise, a Samsung levou poucas horas para responder. Tanto que, apenas cinco dias depois, anunciou publicamente que a falha de segurança foi corrigida. Infelizmente, não temos informações que detalhem o tipo de testes que foram executados e as características do patch. O que o Mediatest fez para se esgueirar por esse buraco foi acessar o dispositivo por meio da conexão wi-fi. Desta forma, qualquer um que pudesse hackear a equipe teria acesso aos dados pessoais do usuário, mas também poderia registrar e rastrear os movimentos que ele faz com o telefone no bolso. Também pode bloquear o dispositivo e redirecionar chamadas para números fraudulentos.
Felizmente, no momento o bug já tem solução. De agora em diante, a melhor coisa a fazer para os usuários que possuem um Samsung Galaxy S4 é modificar as senhas. É uma tarefa que todos devemos fazer com frequência, embora neste caso o gesto seja obrigatório. Você pode alterá-los acessando suas contas de usuário na Samsung através da web. Para os restantes serviços (contas de email, redes sociais e quaisquer outros espaços em que esteja inscrito) aceda, quer através do telemóvel ou pela web, e altere as palavras-passe. É uma tarefa simples que o ajudará a proteger duplamente a sua segurança a bordo do seu celular.
Se depois disso você deseja continuar protegendo seu celular, no mercado você tem à sua disposição diversas soluções que lhe permitirão agregar uma proteção extra ao seu android. Não se pode perder de vista que o sistema operacional do Google já está presente em mais de 80% dos smartphones atuais, por isso em pouco tempo se tornou um alvo interessante para hackers . A empresa de segurança GData, por exemplo, oferece a seus clientes (pessoas físicas e jurídicas) o pacote GData Security para Android. A assinatura anual custa 19 euros. Ele oferece proteção ao navegar na Internet e é capaz de detectar aplicativos maliciosos evírus para Android. Também o protegerá de chamadas irritantes (incluindo 902) e SMS de publicidade e ativará diferentes sistemas de proteção por senha. É fácil de usar e inclui proteção contra perda ou roubo para bloquear, localizar e limpar remotamente o seu dispositivo.
